ESPECIAL | JOVENS TALENTOS DA MODA NACIONAL


Depois de nas duas semanas anteriores, nos domingos, termos trazido aqui os resultados de final de curso dos estudantes finalistas (dos vários ciclos de Bolonha) do curso de Design de Moda da Faculdade de Arquitectura de Lisboa, vimos aqui hoje fazer um balanço do que aconteceu passado um ano aos finalistas do ano passado.

Tendo perdido o rasto a muitos deles, alguns encontram-se actualmente a trabalhar no estrangeiro em marcas internacionais, outros estão a trabalhar na imprensa de moda nacional, outros lançaram-se por conta própria. É um bom sinal da recepção que o mercado está a ter para com estes jovens profissionais do estilo português. É sobre estes últimos que nos vamos debruçar (até porque, sendo também nós um Órgão de Comunicação, é também nosso papel ajudar a divulgar estes jovens talentos).


Um bom exemplo dos que se lançaram por conta própria é o projecto Burgueses e Rebeldes.

Liderado por três jovens designers de moda, que saíram o ano passado deste mesmo curso superior, já tem vários trabalhos executados em menos de um ano de actividade.


Com sede no Nº. 31 da Rua Rodrigues Faria (mesmo às portas da muito trendy LX Factory em Alcântara, Lisboa), Filipa Malho, Marina Pires e Pedro Eleutério juntaram sinergias e criaram "um atelier com o objectivo de desenvolver projectos individuais e em parceria entre eles e com outros artistas".

Com dinamismo, vontade e eclectismo, estes três jovens criadores de moda nacional já criaram guarda-roupa para teatro e cinema, já produziram figurinos para uma banda, já participaram em exposições com os seus trabalhos e já fizeram mesmo uma nova apresentação de colecção. Masculino e Feminino, casual e chic, roupa, calçado e assessórios, conseguiram produzir (e ao que sabemos vender também ... o que é positivo) um pouco de tudo ... e com qualidade.


É apenas um pequeno exemplo dos resultados que se obtiveram dos finalistas do ano passado, mas passado um ano, e apesar das circunstâncias económicas nacionais e internacionais, estes três jovens designers de moda portugueses estão a vingar. Ainda timidamente, é certo ... mas com resultados, que ao fim de um ano, não deixam de ser louváveis!

É bom, ao fim de um ano, poder fazer balanços destes, sobre a actividade dos promissores e profissionais agentes do estilo Made in Portugal do futuro.

0 Reality Comments: