FOTO DO MÊS | PRIMAVERA, PÁSCOA E VINHO


É o primeiro FOTO DO MÊS do... And This is Reality, e com este inicia-se um ciclo de artigos temáticos com imagens icónicas e significados fortes. Sempre ligados ao mês que entra, o FOTO DO MÊS traz novas interpretações às épocas do ano e aos eventos mais marcantes.

Neste primeiro conjunto de fotografias optou-se por fazer um elogio à Primavera e à Páscoa, ao renascer sucessivo, aos ciclos, à celebração do pós-inverno e da vida renovada... através do vinho e da vinha.


A Primavera é uma época romântica, com a temperatura a subir e dias mais compridos em que apetecem pratos mais leves acompanhados por vinhos também eles mais leves e frutados, nomeadamente os brancos e os verdes.

Depois da quaresma vem a liberdade de comida e bebida com o acordo divino e a permissão dos nossos gostos e apetites e a Páscoa é uma época de renascimento.


O vinho é para ser saboreado, cheirado, sentido, vivido.

Faz falar, arranca segredos que nunca tencionámos revelar. Faz falar de tudo sem pudor, rir e chorar, leva-nos de volta ao passado mas também nos mostra sonhos e futuros.


O vinho é transformação da simples matéria em algo cheio de subtilezas, sabores e cheiros.

E nasce da Terra, do Sol e do trabalho humano.

O vinho é um produto natural que nos acompanha nos nossos rituais mais importantes de vida e tem diferentes tipos, cores e características.


É cada vez mais um “objecto de culto contemporâneo” a que a maioria das pessoas não fica indiferente..

É transportado em garrafas, servido em copos e degustado das mais diferentes maneiras. E cada vez mais rodeado de acessórios de estilo para o apreciar: desde o simples saca-rolhas ao decantador.

Vendido ao copo ou à garrafa o vinho celebra momentos de felicidade, e a sua escolha deve ser adaptada ao momento e à refeição que o acompanha.

Pode ser saboreado em casa, num café ou restaurante, num piquenique ao ar-livre ou numa esplanada de praia.


O enoturismo, desenvolve-se em volta do néctar. Em Portugal continental, podemos aproveitar as 11 rotas dos vinhos já existentes e que podem ser consultadas aqui e que percorrem o país de Norte a Sul e algumas das 47 regiões vitivinícolas nacionais.


Os vinhos portugueses são famosos internacionalmente e a cultura do vinho ganha adeptos nos quatro cantos do mundo.

Desejo aos leitores uma boa Páscoa e uma excelente Primavera e que a celebrem com vinho... e moderação.

1 Reality Comments:

E hoje, 5 de Abril, é o chamado Domingo de Ramos... O que eu diria triste nos católicos praticantes (cada um sabe de si e eu respeito) é não saberem o que significa "simbolismo". Inadvertidamente, estava a passar à porta de uma igreja e encontrei pessoas com um raminho na mão... Mas (e este é o cerne da questão), havia quem trouxesse praticamente uma árvore às costas!... Foi óptimo de observar - pode ser que o Senhor as abençoe mais... Tive de sair dali, porque podia ficar com "uma grande camadona de rinite alérgica", porque o sou às oliveirinhas!