WELLNESS SKY - O GINÁSIO QUE PAIRA SOBRE O RIO






Um antigo restaurante de luxo de Belgrado, com mais de 30 anos, foi reconvertido pelo estúdio de arquitectura 4of7, com sede na mesma cidade. Nasceu um novo ginásio e spa, com a fantástica particularidade de estar suspenso 15 metros por cima da margem do rio Danúbio, oferecendo um sentimento de levitação ao edifício.

Particular em muitos aspectos, é sobretudo um namoro entre o estrutural e o arquitectónico, senão vejamos: o volume principal molda-se em triângulo, elevado acima do chão por um núcleo central onde correm os elevadores e uma escada em espiral dupla.

Mais soberbo ainda é o facto da fachada de vidro ser contínua a toda a volta, já que a laje de chão e a de tecto não se tocam na extremidade. Imagine o que será treinar num espaço como este, com as magníficas vistas como companhia...

O contributo dos 4of7 passou pela escolha das superfícies, claras e reflexivas, para simular uma nuvem. As máquinas de exercício apoiam-se num chão de betão resinado e o tecto ilumina através de centenas de triângulos de acrílico translúcido.

É uma reabilitação estética e funcional que vem dar um novo fôlego à vida daquela região, fustigada durante anos pela guerra civil...

0 Reality Comments: