ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | SALONI / MILAN DESIGN WEEK 2008 - DIA 2 - ARNE QUINZE, XAVIER LUST, MAARTEN BAAS E BOUROULLEC BROTHERS



Ontem iniciámos este Especial de Fim-de-Semana dedicado ao maior evento do Design Mundial - o Saloni 2008.

Depois de termos destacado a grande presença do designer Marcel Wanders na edição deste ano (ele está mesmo por todo o lado, pois ontem só trouxemos aqui algumas das peças que apresenta), hoje dedicamo-nos a outros nomes consagrados.

Começamos pelo sempre mágico e misterioso Arne Quinze. A sua instalação no Swarovski Crystal Palace, está a causar furor. Com apenas duas peças, "The Fragments Cabinet" e "Ellipsis Ligh", este designer mostra toda a sua mestria no domínio da forma e dos cristais. A cor, a magia do cristal Swarovski e a ousadia da escala das peças (pois são bastante grandes) são elementos que impressionam.



Outro dos nomes em destaque é o sempre divertido Xavier Lust. A sua colecção de peças para a famosa marca MDF Italia, está a destacar-se. Formas arredondadas e irreverentes destacam as peças deste designer. As nossas preferidas são o sofá Aubergine e o cabide Baobab.



Noutro estilo, mas igualmente em destaque estão as peças do irreverente Marten Baas. Com um design inconfundível, as peças deste criativo subvertem as lógicas do design clássico, quer nas formas, quer nos materiais. Absolutamente genial!



Por fim, um retorno à ribalta há muito aguardado: os irmãos Bouroullec. Esta dupla de designers apresenta este ano um conjunto de novas peças, quer em nome individual, quer para diversas marcas, que voltam a conquistar o púbico e a crítica. Os biombos Rocks para a famosa Vitra, ou as cadeiras Papyrus para a não menos consagrada Kartell são as cabeças de cartaz.

Quatro grandes nomes, com quatro estilos diferentes, todos com a mesma sofisticação, todos no mesmo evento. Com tanta estrela, tanta diversidade e tanta qualidade ... não admira que o Saloni seja o maior evento do design mundial.

Com muito estilo e muitas mais novidades, voltamos nós amanhã.

Bom resto de fim-de-semana.

0 Reality Comments: