ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | PARQUE DE ARQUITECTURA DE JINHUA



Tal como o prometido, hoje cá estamos com mais imagens da folies do Parque de Arquitectura de JinHua.

Mas tal como prometemos, hoje trazemos aqui a história destas bizarras e clássicas construções. Este tipo de arquitecturas sem sentido, surgem no século XIX, nos jardins românticos franceses.



É exactamente por não terem qualquer função, e por serem apenas devaneios espaciais, que o nome que lhes foi colocado foi Folies (Loucuras em francês). Mas não se pense que não têm qualquer função. Estes edifícios extravagantes e caprichosos servem para pontuar e animar os percursos de passeio dos parques.

Tendo começado por forma de ruínas (totalmente artificiais que eram construídas para dramatizar o ambiente romântico dos jardins), actualmente esta tipologia de construção vem acentuar vertente espacial, lúdica e artística dos parques que pontuam.



Hoje as esculturas espaciais (ou Folies) que vos trazemos são da autoria dos arquitectos Christ & Gantenbein - The Ancient Tree, Erhard An-He Kinzelbach - The Multimedia Room e de Fernando Romero - Bridge Tea House.

São mais três exemplos das obras que se podem encontrar neste excelente parque. Das 16 obras que lá se encontram, trouxemos aqui as nossas seis preferidas. Muitos mais ficam por mostrar, mas fica a sugestão aos nossos leitores: para quem passe por perto devem fazer uma visita.

E por aqui ficamos por este Especial de Fim-de-Semana dedicado ao melhor da arquitectura contemporânea mundial.

Amanhã voltamos com mais novidade com muito estilo ... de cá e de lá!

Até aqui.

0 Reality Comments: