TOPSECRET | A RECONSTRUÇÃO DE NOVA ORLEÃES - MAKE IT RIGHT



Mais um fim-de-semana e mais um TopSecret aqui no "... And This is Reality". Desta vez dedicado às muitas novidades de arquitectura que têm surgido neste início de ano.

Depois da comoção e da solidariedade que se verificou com a destruição da cidade de Nova Orleães pelo furação Katrina, agora é a altura da reconstrução: o Make it Right Project.



Este projecto imobiliário de construção de um bairro residencial é da iniciativa do projecto Make It Right. Por incrível e inesperado que seja o grande mentor deste projecto é o mediático actor americano Brad Pitt.

A iniciativa tem como objectivo a construção de um bairro de 150 moradias ecologicamente sustentáveis, com um design contemporâneo e a preços acessíveis. Três objectivos que são quase impossíveis de encontrar todos numa única obra de arquitectura, nos dias que correm.



Para tal projecto o actor convidou uma constelação de arquitectos: Billes Architects; Eskew Dumez Ripple; Concordia; Trahan Architects; John Williams Architects; BNIM; Kieran Timberlake; Morphosis; Pugh + Scarpa; Adjaye Architects; Constructs; Graft; MVRDV; e Shigeru Ban Architects.

Alguns dos projectos destes starquitectos são bastante interessantes e é esse o motivo deste nosso texto.



Hoje trazemos aqui os projectos de David Adjaye, dos Constructs, dos Morphosis, dos MVRDV, da dupla Pugh+Scarpa e de Shigeru Ban (duas imagens de cada um apresentadas por esta ordem).

São seis dos catorze projectos que compõem este empreendimento, com vista a dar qualidade de arquitectónica, urbanística e de vida aos cidadãos de Nova Orleães.





É o envolvimento de uma figura planetária a resolver um problema de muita gente da forma mais correcta possível. Para além disso é um conjunto de projectos de arquitectura de qualidade com um excelente objectivo.

É uma muito boa forma de começar o ano ... e o fim-de-semana.

Amanhã trazemos mais novidades TopSecret.

Não percam.