NOVAS E BOAS VIZINHANÇAS






O exemplo que hoje vos trazemos aqui, representa o que de melhor a arquitectura pode dar à nossa sociedade: uma obra de arte com funções sociais e preocupações ambientais.

Os autores são os famosos FOA-Foreign Office Architecture e a obra é a recentíssima habitação social eco-correcta que construíram em Madrid: o edifício Carabanchel 16. Este bloco de 81 apartamentos de diversas tipologias é uma obra de arte que nega a lógica mundial de que a habitação social tem de ser feita de betão e pouco respeitadora do ambiente e dos seus habitantes.

A fachada, feita inteiramente de portadas de canas de bambu (planta que tem de ser colhida de forma a conseguir sobreviver) garante uma obra de arte em constante evolução e mudança de acordo com a vontade humana (dos seus habitantes).

Por outro lado o facto de por de trás destas portadas se encontrarem varandas, fica garantido de forma ambientalmente correcta uma temperatura amena no interior das habitações (essencial perante as altas temperaturas da capital espanhola).

As plantas interiores são alucinantemente interessantes. Tudo a custos controlados. Um sucesso!

De facto, os bons Arquitectos são essenciais para a construção de um mundo melhor ... pelo menos é a nossa opinião!

3 Reality Comments:

Eu não digo?????

Chego aqui e...splash!!!!! mergulho em tudo o que é novo!!!!

Este uso do bambu parece-me EXCELENTE!!!!

Também estou de acordo. è de facto excelente.
Nani