A SEGUNDA DIMENSÃO NA ARQUITECTURA







A Arquitectura é desde a antiguidade clássica conhecida por ser uma das artes que mais privilegia a terceira dimensão. Pois o trabalho do artista suíço Felice Varini é exactamente trabalhar a segunda dimensão contida na arquitectura.

Este é um exemplo de intervenção arquitectónica que foge um pouco da nossa linha editorial neste assunto. Mas pensamos que também nos cabe divulgar as mais avançadas tecnologias de pesquisa nesta área. Este é um dos casos de investigação de ponta mundial.

O trabalho de Varini enfatiza ao extremo essa intencionalidade imagética da perspectiva renascentista, propondo-a como uma nova leitura do espaço arquitectónico e assim um poderoso instrumento projectual. É um pouco abstracto mas muito interessante.

A procura de como intervir no espaço a duas dimensões é um assunto paradigmático com resultados bastante curiosos ... como se vê!

4 Reality Comments:

Que LINDO!!!!

Adoro!!! "Brigados" pelas coisas lindas que são aqui postas!!!

Salvas as devidas diferenças isto lembrou-me o Bosque de Oma, um sítio perto de Guernica onde estive há alguns anos. Foi objecto de uma "intervenção" de um pintor basco, que pintou as árvores de forma a que de numa determinada perspectiva possamos ver desenhos e formas. Infelizmente (e a avaliar pela busca rápida que fiz agora) as fotos que se encontram na net não fazem justiça ao local, que é dos mais fantásticos (a palavra é mesmo essa) em que já estive.

É de facto muito interessante.
Nani