ESTAÇÃO CENTRAL DE ESTUGARDA






É conhecida a tradição germânica de ter estações ferroviárias centrais nas suas principais cidades. Estas estruturas são elementos centrais na malha urbana das cidades e nos seus respectivos planos de mobilidade. No entanto, porque a maior parte delas datam de finais do século XIX ou do início do século XX, muitas estão a entrar em decadência e encontram-se desadaptadas para os usos contemporâneos.

Integrada no Programa Stuttgart 21, está programada a remodelação da estação ferróviária central da cidade de Estugarda.

O projecto, da autoria dos arquitectos alemães Ingenhoven Architects, promete transformar totalmente esta estrutura central da cidade. Situada ao lado do Schlossgarten, uma das maiores e mais importantes zonas verdes desta cidade alemã, a nova estação central vai ser totalmente enterrada prolongando o espaço urbano para uma grande praça pedonal.

A novidade deste projecto, além da sua beleza formal, é que é um projecto 100% eco-correcto. Segundo o projecto esta nova estação central vai funcionar sem necessidade ao recurso a energia. Tudo por causa das "gotas" gigantes que vão pontuar a cobertura da estação e que assegurarão a iluminação e ventulação de toda a estrutura de forma natural.

Por este facto o projecto já ganhou o último Global Holcim Award, atribuído ao projecto mais eco-correcto do ano. A sua contrução já começou estando a inauguração estã prevista para 2013.

1 Reality Comments:

FICO CONTENTE PELOA PREOCUPAÇÃO COM A ECOLOGIA. É DE FACTO MUITO BONITA. SÓ ESPERO QUE SEJA TAMBÉM CONFORTÁVEL, POIS A NOSSA ESTAÇÃO DO ORIENTE É LINDA, MAS POUCO CONFORTÁVEL NOS DIAS DE CHUVA E DE VENTO.

NANI