Sobre Nós

2 ILHAS E 1 IMPÉRIO | EM DIRETO - DIA 20

10:00 DESPERTAR NAPOLITANO

Não nos cansamos de elogiar este hotel de charme em Nápoles que escolhemos para esta nossa visita à cidade e à região: o Decumani Hotel.

Na realidade, desde a sua localização central, à calma e tranquilidade que se vive no mesmo, ou o conforto e dimensão dos quartos, passando pelo charme e pela boa decoração dos salões antigos e dos quartos, até à conveniência de ter um parque mesmo à porta (uma raridade no centro histórico de Nápoles), tudo se conjuga para este ser um hotel super recomendável.

Mas se adoramos o nosso hotel, também adoramos passear e o deia de hoje vai-nos levar a algumas das mais míticas paisagens italianas ... por isso, acordamos cedo, tomamos o pequeno almoço na deslumbrante sala de frescos, e saímos em direção à nossa primeira paragem do dia: a cidade de Salermo.

11:30 A SALERMO ANTIGA E MODERNA

A cidade de Salermo é no nosso ponto de entrada para o nosso destino de hoje: a famosa Costa Amalfitana.

Esta cidade, localiza-se oriente desta costa e é o início de uma das estradas mais incríveis de toda a Itália. Mas antes de a começarmos a percorrer, decidimos parar em Salermo e dar uma volta pelo seu centro histórico medieval, e depois pelas suas movimentadas ruas pedonais comerciais. A cidade de Salermo situa-se já numa zona em que as montanhas chegam junto ao mar, mas ainda tem uma pequena zona plana, mesmo antes do seu grande porto comercial. Assim se a cidade medieval se situa na encosta da montanha e esconde tesouros como a sua catedral paleo cristã, ou os seus palácios renascentistas, a zona mais nova (do séc. XIX, entenda-se) já se situa numa área mais plana, mesmo ao lado do porto, onde se encontram as grandes ruas comerciais onde estão todas as lojas de marca da cidade.

É entre estas duas realidades contrastantes e muito diversas que passamos a manhã a passear a pé, antes de iniciarmos o nosso dia na costa Amalfitana.

13:00 AS CERÂMICAS DE VIETRI SU MARE

Depois de deixarmos Salermo, começamos então a percorrer a famosa estrada da costa que liga esta cidade à cidade de Sorrento, e que passa por todas as enseadas, vilas e pequenas aldeias pitorescas, empoleiradas nos impressionantes penhascos, vertiginosamente inclinados para o mar.

A nossa primeira paragem é logo na primeira cidade que encontramos: Vietri su Mare. Aqui paramos não para ver a pequena cidade, mas para visitar o seu mais conhecido e ícone: as suas cerâmicas. É aqui que existe uma das principais tradições de cerâmica de Itália. Os ateliers e lojas de cerâmica situam-se um pouco por todo o lado na cidade, mas é junto ao miradouro que dá acesso à estrada para Amalfi e Positano, que estão os maiores e mais icónicos ateliers de cerâmica da região.

Estas visitas demoram algum tempo, pois a diversidade de estilos de cada um dos ateliers, é grande, pois cada um tem os clássicos, mas depois tem obras modernas e, estas sim, com estilos muito diferentes. E é uma visita que recomendamos, não só porque por um lado ficamos a perceber bem a tradição e a origem deste estilo de cerâmica que todos já vimos, mas não sabíamos de onde era, mas também por outro perceber as técnicas, os estilos, a evolução da tradição e as inovações deste tipo de cerâmica tão icónico. Mas a hora do almoço está a chegar e é hora de nos sentarmos à mesa

16:30 O ALMOÇO E A TARDE EM AMALFI

Na realidade toda esta costa é absolutamente deslumbrante, desde as incríveis vistas sobre o mar, aos vertiginosos penhascos, acabando nas muito típicas e pitorescas vilas e cidades tudo deslumbra. É bastante difícil não parar de 20 em 20 metros, quer seja pelas sucessivas vistas que são absolutamente de cortar a respiração, quer seja pela dificuldade de conduzir nesta estrada, pois a quantidade de curvas e a sua sinuosidade combinada com uma quantidade de trânsito absolutamente absurda para uma estrada tão estreita e perigosa. Mas é a este ritmo desacelerado e sem pressa que chegamos à mítica Amalfi.

Esta cidade, pela sua situação central em toda esta costa, acaba por dar o nome a toda esta fabulosa região. É aqui que planeamos o nosso almoço, num pequeno restaurante, escondido no meio da colina, e numa pequena e muito pitoresca praça pedonal: a Taverna Buonvicino. Aqui deliciámo-nos com três pratos de frutos do mar (polvo, mexilhão e lulas), confeccionados exemplarmente, ao que juntámos como sobremesa um semi frio de limão, tão típico desta zona. sim aqui os limões são uma religião e os pratos que os têm como base são bastante famosos, pelo que não podíamos deixar de provar.

Mas foi a seguir ao almoço que nos apaixonámos por esta pequena cidade. É que Amalfi é pitoresca, mas ainda genuína, é turística, mas graças à actual pandemia, não está tão cheia de turistas quanto isso (haja algum aspecto positivo nesta pandemia), e a beleza do entorno natural com a escala humana e dimensão cultural das ruas e dos edifícios que compõem o centro histórico da cidade, fizeram-nos apaixonar pela cidade. A paixão foi tal, que decidimos que a nossa tarde ia ser passada a aproveitar para estarmos sentados numa das muitas esplanadas com uma vista fabulosa sobre a baía e a cidade, e apreciarmos este paraíso italiano.

21:30 A BELA POSITANO

Depois de uma tarde muito especial e relaxada (e relaxante) na muito especial cidade de Amalfi, decidimos fazer-nos à estrada e rumar à nossa próxima paragem: Positano. Só que, para nossa surpresa, esta espectacular estrada que liga Salermo a Sorrento, está interrompida em Praiano, pelo que somos obrigados a divergir para o alto da montanha e a dar uma volta imensa para chegar ao nosso destino. Só para que tenham a noção do que estamos a falar, uns 9 km, que nesta estrada já demorariam cerca de 20 min, passam a 60 km que na realidade se transformam em duas horas. E é assim que, em vez de chegarmos a Positano a tempo de a visitar ainda com sol e depois apreciarmos o famoso pôr do sol, chegamos já com o sol posto e quase noite. Mas chegamos e é absolutamente mágico.

A cidade de Positano é tudo o que se pode imaginar e mais ainda. Além de estar inserida num local naturalmente incrível, a própria cidade, o seu ambiente, a sua sofisticação, a sua população e os seus turistas, têm uma coisa em comum: a Beleza. Não conseguimos muito bem ser objectivos sobre esta cidade, pois ficámos verdadeiramente conquistados por ela, mas a sensação que temos é que tudo é perfeito, e que tudo tem uma beleza serena e ao mesmo tempo arrebatadora. A cidade de Positano é imperdível e não é por acaso que, mesmo sendo Amalfi a dar nome à costa, é Positano o seu expoente máximo.

Mas não é só a cidade que é bela os seus restaurantes, as suas lojas, os seus cafés, as suas ruas, praças, escadas e vielas, são mágicos e magnéticos. E foi exactamente neste ambiente que jantámos, com vista sobre a cidade, uma sopa fria de tomate e limão com ovas negras e um peixe de chorar por mais, e rematámos tudo com uns Babás com Limoncelo, incríveis. Este foi o final de dia perfeito, para um dia que já de si foi inesquecível. Sim este foi o nosso último dia aqui no sul de Itália, e foi o encerrar perfeito para esta região que não conhecíamos e que tem uma beleza única e sublime. É com esta sensação de satisfação que só as experiências belas e sublimes nos proporcionam que regressamos ao nosso hotel em Nápoles e que nos deitamos para amanhã então fazermos as últimas visitas e rumarmos à nossa próxima e última paragem nesta viagem.