O Ovo Solar

Conheça esta obra de arquitetura da dupla Mats Bigert e Lars Bergström

Olivier abre com Novo Conceito

Nova carta, decoração renovada e preços mais acessíveis são a aposta do restaurante

É Uma Mala Portuguesa Com Certeza

Maria/Maleta é a nova marca nacional de acessórios de moda em pele

O Charme de Dear Lisbon

Conheça este oásis no centro histórico de Lisboa

Quando a Forma se Torna Abstracta

Espreite aqui a nova linha de mobiliário da Alias

MINI-FÉRIAS A EXPERIMENTAR NO PORTO - ONDE FICAR E ONDE COMER


E porque este ano a Experimenta Design subiu até ao Porto e Matosinhos, e porque o feriado de 8 de Dezembro calha a uma terça-feira (dando-nos uma oportunidade de mini-férias tão merecidas), decidimos trazer aqui como sugestão um fim-de-semana alargado na capital do Norte.

Para quem nos segue via Instagram já sabe que nós por lá andámos desde sexta à noite ... mas não sabem tudo e por isso trazemos aqui hoje e amanhã as nossas sugestões de programa, para que nada falte na vossa ida ao norte.



Comecemos então pela nossa escolha de local para pernoitar. Se vamos numa viagem onde a desculpa se chama Experimenta, então decidimos-nos por um dos hotéis que foi remodelado recentemente, tem um preço bastante acessível e uma localização bastante boa (quer em termos de acessos quer em termos de vista): o Mercure de Gaia.

Sendo um quatro estrelas (e um Mercure), a qualidade está garantida. Mas desta vez tem-se mais do que isso: toda a nova decoração do hotel é dedicada ao Vinho do Porto e à cidade para onde os quartos olham. Situado mesmo à entrada da clássica muito retro Ponte da Arrábida, este hotel tem na vista dos seus quartos um dos seus maiores atrativos. Quem não gostaria de acordar e olhar para um Porto que se estende da Ribeira até à Foz? Ficámos lá, Gostámos Muito e Recomendamos vivamente!


Mas se dormir é bastante importante, não menos importante é comer. Se o pequeno almoço do Mercure é bom (e é mesmo) ... quanto ao almoço e ao jantar já deixamos aqui outras recomendações. Comecemos pelos almoços e por um dos nossos locais obrigatórios em qualquer visita, passagem ou paragem na Capital do Norte: o Capa Negra e as suas Francesinhas.

Podem dizer que há outras (e há muitas) também boas, podem falar de outros locais que têm francesinhas divinais (e têm), mas não há nada como uma francesinha especial comida num domingo ao almoço no Capa Negra II (em pleno Campo Alegre) depois de uma saída à noite bem divertida. Ainda por cima agora acaba de inaugurar a sua renovação profunda, o que o traz ainda mais para a ribalta. Imprescindível passar, parar e provar!


Mas deixando de lado os clássicos, compartilhamos aqui um local onde jantámos e que não podíamos deixar de menciona: a Casa Garrett. Sendo esta cidade que viu nascer o mestre da poesía romântica deste país, esta é uma figura que inspira vários locais da cidade, inclusive este restaurante.

A boa parte de tudo é que foi uma descoberta muito boa: o local é central (fica ao pé do Tribunal, na Rua do Dr. Barbosa de Castro 56) num espaço muito engraçado e com comida bastante boa e saborosa. A ligação ao poeta poderia ser feita na cozinha, mas essencialmente é feita na mesa: o menu está organizado segundo tipologias literárias (sem pretenção das mesmas serem um elemento de inspiração gastronómico o que é refrescantemente bom ... é apenas divertido) e a conta no final vem dentro de um livro do próprio autor. Muito bom local para jantar mesmo antes de ir sair à noite ou só voltar para o hotel. Outras das sugestões que aqui deixamos (já que se trata de uma sugestão para um fim-de-semana prolongado ... ou mini-férias cá dentro) é o muito gourmet Cruel (na Rua da Picaria 86) e o recentíssimo e ultra cool Flow (Rua da Conceição 63). Uma dica importante, é que todos necessitam de marcação prévia e com alguma antecedência!

Mas porque um fim-de-semana no Porto não pode ser só gastronomia, amanhã voltamos com sugestões de mais locais para ir ... com muito estilo e que permita experimentar no Porto o que o Porto tem de melhor!

MINIMAL E SIMPLES


É a mais recente linha de objetos dos maistrais Nendo o nosso destaque de design de hoje: as Border Tables.


Apresentadas este mês na Tóquio Design Week, esta linha de mesas sublinha de uma forma bastante engenhosa, tecnicamente perfeita e estéticamente sublime a importâncias das esquinas nos espaços interiores.


Sendo que estes objetos têm um conceito e uma imagem tão forte, é dispensável qualquer comentário adicional da nossa parte ...

ADEGA DA HERDADE DO CEBOLAL


A nova adega da muito alentejana Herdade do Cebolal é a nossa proposta de arquitetura que encerra esta semana.


Com a assinatura dos muitos portugueses Miguel e João Ribeiro de Carvalho, esta ampliação da antiga casa vitivinícola explode em termos de escala as tradicionais casas alentejanas de duas águas.



Assim um simples volume acomoda não só todas as estruturas técnicas desta adega, mas também todas as áreas dedicadas à receção dos visitantes desta casa agrícola da zona de Santiago do Cacém.

Simples, moderno e muito elegante ... assim é o encerramento da arquitetura desta semana aqui no And This is Reality ... com sotaque português claro!




DISARONO VESTE CAVALLI


Há presentes clássicos numa árvore de natal ... e uma garrafa de bebida espirituosa é um deles. Assim aqui fica a sugestão para, neste natal, poder oferecer um licor original numa edião muito fashion.

Estamos a falar da edição limitada do Disarono Roberto Cavalli Special Edition. Esta edição limitada da icónica garrafa está agora mais arrojada, vibrante e colorida, sendo o presente perfeito para este Natal. Inspirado na pré-coleção Primavera/Verão 2015 da marca de luxo, o “Disaronno wears Cavalli” remete para o encantador mundo submarino e o exotismo dos locais de safari, através de um expressivo e gráfico animal print.

Sim este Natal 2015 pode ter uma garrafa de licor debaixo da árvore ... mas vai ser uma garrafa muito especial!

TRIUMPH HOMEWEAR PARA DIAS FRIOS E DIVERTIDOS

Quem disse que ficar de pijama em casa é aborrecido?! Não conhece de certeza as novas peças de homewear da coleção da Triumph que estão mais deslumbrantes e confortáveis do que nunca! Com seda e em cetim ou com padrões natalícios de ovelhas e renas, deixe-se levar pela magia da época mais festiva do ano e ofereça o presente perfeito a quem mais merece.

Esta coleção transmite uma sensação confortável e acolhedora, mesmo nos dias mais frios do inverno. As peças de homewear apresentam divertidos e lúdicos desenhos, e os acessórios incluem máscara para os olhos, assim como chinelos de flanela suaves, forrados em algodão. Este fim de semana, não vai querer sair de casa!

883 POLICE - UM NOVO COMEÇO

Um novo começo é o mote da campanha de Outono/Inverno da 883 Police que marca mais uma vez pela diferença e pela capacidade de ser mais arrojada que as outras marcas de denim!

A 883 Police é uma marca de vestuário marculino premium! E com esta nova coleção, volta a frisar que é a responsável pela produção de algumas das coleções denim mais progressistas e icónicas das últimas 3 décadas!  

Inspirada pelo intemporal artesanato italiano e fundido com o estilo americano clássico, 883 Police é um dos líderes globais em Denim! Precisa saber mais?

LINEAR CHAIR

É uma cadeira muito simples mas elegante que trazemos aqui hoje: a Linear.


Desenhada pela marca Ditre Italia, esta cadeira reinterpreta de forma contemporânea e sofisticada formas clássicas do design italiano. É uma reinterpretação moderna da tão celebrada estética vintage de vários objetos que povoam o imaginário coletivo ... e é bem conseguida.

Linear, mas elegante, é a nossa proposta de design de hoje aqui no Blogue.



NOVA LOJA BENETTON O CHIADO


A muito conhecida loja Benetton do largo do Chiado em Lisboa voltou a abrir as portas de pois de uma profunda remodelação.


Mesmo a tempo das compras de Natal, esta loja reabre com um look mais contemporâneo e moderno. Com os seus tetos trabalhados protegidos, esta loja ganhou um look contemporâneo assumido, com paredes em cimento aparente, paredes de alvenaria de pedra aparente e estruturas de iluminação e de exposição em sistemas tubolares, com um estilo industrial sofisticado.


Gostamos do resultado das obras ... e como tal recomendamos as compras!

NOVO MUSEU DE DANIEL LIBESKIND


O famoso arquiteto novaiorquino Daniel Libeskind acaba de revelar o seu mais recente projeto: o Centro de Arte Contemporânea de Vilnius.


Com uma forma básica e simples de base que se complexiza pelas linhas directrizes do entorno urbano, este novo projeto de Daniel Libeskind vem trazer para a actualidade da obra do autor, uma simplicidade e um minimalismo volumétric que se cruza de forma subtil com a complexidade das formas compostas.


A sua elegância e dimensão de traço aqui tornam-se absolutamente evidente, dando lugar a espaços únicos, onde a experiência formal e espacial se assumem como o elemento central de too o processo conceptual.


Daniel Libeskind, um dos maiores nomes da arquitetura mundial, volta aqui a dar-nos uma proposta arquitetónica de referência.


CHURRASCO MODERNO


Neste tempo gelado há saudades que batem forte ... e as saudades do bom tempo são muitas.



Todo feito em Aço inóxidavel, este simples, mas muito bem conseguido objeto consegue trazer para um momento de descontração e de cozinha ao ar livre, uma sofisticação e uma funcionalidade que só o bom design consegue.


Trazemos aqui hoje um churrasco desenhado pelo designer Philipp Shack, para conseguir matar as saudades desses dias quentes, em que as nossas vidas são passadas mais ao ar livre do que dentro de portas.

PONTE FLORESTAL






As tradicionais pontes de madeira que atravessam riachos no meio dos bosques ou das florestas e as muito tradicionais cabanas de tábuas de madeira que povoam muito destes espaços verdes foram a fonte de inspiração para esta ponte pedonal: a Arching.

Desenhada pelos arquitetos do atelier DANS, esta ponte liga uma pequena aldeia eslovena Bohinjska, à floresta que lhe é vizinha.

Feira com elementos estruturais de betão, mas revestida a madeira, a sua ligeira curvatura, a leveza do revestimento natural, a simplicidade do gesto arquitetónico e a sua imediata ligação com os dois formatos tradicionais que lhe serviram de inspiração, fazem desta simples obra uma obra digna da nossa atenção.

No meio das florestas ... bem gostaríamos de encontrar sempre esta qualidade de intervenção humana! 

NA ANNARK NÃO HÁ DUAS MALAS IGUAIS

A Arca da Ana, que deu origem ao nome desta marca 100% portuguesa, é uma caixinha de surpresas com materiais giríssimos dos 4 cantos do mundo. Agora, especialmente para o Natal, a ANNARK criou uma nova coleção de malas que são um hino à criatividade, à construção artesanal, à exclusividade e ao comércio justo. 

Para além dos já conhecidos Sacos de Serapilheira XL feitos a partir de sacas de cafés do mundo, as novidades passam desta vez por Viena. É da cidade da música que vêm desta vez os tecidos estilo Gobelin, mais concretamente da icónica loja Komolka especializada em tecidos austríacos e alemães de alta qualidade. Os tecidos Gobelin são tapeçarias ricamente ilustradas, uma tendência que nasceu no século XVII e que a Komolka mantém com motivos atualizados. 

Os padrões das novas “Mama Toto” vão ao encontro das tendências da moda, onde imperam os geometrismos e os motivos de inspiração nos ambientes rústicos provençais, como florais ou borboletas. Neste Natal viva a tradição a sério e deixe uma ANNARK no pinheirinho de alguém especial.