A PENSAR NOS CÃES E NOS GATOS

Descubra a nova coleção do IKEA!

LESS BAIXA IS MORE

Conheça o novo espaço do chefe Castro e Silva!

CASA FREI SEBASTIÃO








Com tantas obras de arquitectura portuguesa a assumirem a ribalta do mundo arquitectónico internacional, decidimos dedicar esta semana, em termos de estilo arquitectónico, ao que de melhor se tem feito na arquitectura nacional.

A honra de abertura cabe a uma discreta mas interessante obra de arquitectura com a assinatura dos discretos mas experientes AFR Arquitectos: a Casa Frei Sebastião.

Localizada na Póvoa do Varzim esta casa pauta-se por um equilíbrio geométrico desconstruído mas que conserva a sua harmonia e equilíbrio. Encerrada sobre si, por forma a garantir a privacidade dos seus habitantes, esta casa acaba por se revelar como uma verdadeira surpresa de transparências, fluidez e interpenetração de espaços e de elegância subtil e contemporânea no seu interior.

Outro dos aspectos curiosos da casa é a divisão desta em dois corpos autónomos e assim conseguindo um diálogo arquitectónico entre ambos no pátio interno bastante interessante e enriquecedor.

Encaixada entre dois prédios, esta casa de três pisos acaba por conseguir um excelente equilíbrio estilístico e formal, sendo assim uma boa obra de arquitectura para abrir a nossa semana dedicada à arquitectura portuguesa aqui no ... And This is Reality.

OYSHO PARA O VERÃO DE 2012


Uma colecção que reúne as melhoras tendências que têm sido apresentadas para esta estação, num conjunto de fatos de banho, é a colecção de Verão da Oysho.

Estampados tropicais, tons florais, estampados africanos, inspiração na traça marítima, são conjugados com alguns apontamentos com glamour vintage para criar as silhuetas sexys e elegantes desta colecção, que também traz alguma inspiração nas icónicas pin-ups dos anos 50.

Outra novidade é o regresso victorioso do fato-de-banho sobre o bikini … poderemos encontrar muitos exemplares nesta colecção!

UM PRESENTE ETERNO


Hoje começamos uma semana que a dúvida na cabeça de muitos é “O que oferecer no dia da mãe..?”. Bem, para isso temos uma sugestão perfeita!

Não há nada como tornar os melhores momentos eternos numa sessão fotográfica, e com a RG Archer basta escolher o ambiente perfeito, que reflita todo o amor e carinho partilhado com a mãe, e deixar que fotógrafos profissionais imortalizem o momento.

Porque o melhor presente que se pode dar é um óptimo momento!

THE NENDO COLLECTION


A marca italiana Bisazza revelou a sua nova colecção de móveis para quartos de banho desenhada pelo designer japonês Nendo.

Apresentada durante a Semana de Design de Milão, esta colecção composta por banheiras e outros móveis que aparecem encaixados dentro de outras estruturas, uma tema presente ao longo de toda a colecção.

A linha Nendo é complementada por outros acessórios como os espelhos, pequenos vasos, relógios e estantes que quando combinados resultam em soluções visualmente muito interessantes.

CULTURALITIES | SALONE 2012 - OS EVENTOS PARALELOS



Ontem mostramos um pequeno top de algumas das criações apresentadas no Salone Internazionale del Mobile, de que mais gostamos. Hoje o top é um pouco diferente …

A acompanhar o Salone de 2012 existiram uma série de eventos e instalações paralelas que impressionaram tanto os seus visitantes como as peças que encherem o salão. Por isso é que este segundo dia de Culturalities é sobre os Eventos Paralelos.


Durante a semana do salão, a loja milanesa “La Rinascente” recebeu uma visita muito interessante dos designers do “Hacked Lab” – o projecto “100 hours of Rebellious Imaginations”.

Pois é … durante 100 horas, quem passou pela loja encontrou inúmeras distrações, como performances, instalações e até workshops onde o limite foi a imaginação.


E porque não há altura mais apropriada para reconhecer os melhores designers do momento do que uma altura em que todos os olhos do design estão bem abertos. Foi por isso que o vencedor dos “FRAME mooi award 2012” foi apresentado durante o salão.

Este ano o grande vencedor foi o designer holandês Bertjan Pot, que levou o prémio para casa graças à sua peça “Starway to Heaven”, uma honra que lhe foi apresentada por dois nomes incomparáveis do design – Philippe Starck e Marcel Wanders.


No “duvetica store and showroom”, espaço idealizado pelo arquitecto Tadao Ando, o próprio arquitecto aproveitou a semana do Salone para apresentar um conjunto de 10 dos seus projectos.

A exibição inclui projectos desenvolvidos desde os anos 90 a 2010, e estes são tanto projectos já bem conhecidos do arquitecto japonês como projectos novos, que apenas nesta semana foram apresentados ao público.


Outra instalação que chamou a nossa atenção foi a “Fall in Pop”, criada pelos designers da Mint Designs para a instalação “The Forest” da Canon Neoreal.

“Fall in Pop” é um conjunto de projecções, feita num conjunto de telas em 3D criadas com tecidos. A junção das coloridas projecções escolhidas pelos designers, com o tecido brilhante usado nas telas, dão a esta instalação um efeito muito interessante.


Para acabar este nosso pequeno top das projectos que rodearam o Salone de Milão, trazemos “photosynthesis”, criada pelo japonês Akihisa Hirata para a marca Panasonic. A essência deste projecto não está tanto no seu design, mas na forma como foi pensado.

Para iluminar as centenas de luzes espalhadas pelo pátio da loja Interni, o designer usou um sistema que se alimenta de energia solar da forma mais eficiente possível, apelando assim para um lado mais sustentável do design.

E ficamos por aqui com o nosso fim-de-semana dedicado à semana de design de Milão. É claro que foi apenas uma pequena amostra de tudo o que se fez pelo Salone de 2012!

CULTURALITIES | SALONE 2012 - OS NOVOS LANÇAMENTOS



Foi na semana passada, mais precisamente de 17 a 22 de Abril, que todos os olhos do mundo do design estiveram virados para um dos acontecimentos mais importantes que acontece anualmente nesta área – o Salone Imternazionale del Mobile em Milão.

Centenas de designers apresentaram as suas colecções, peças e instalações, fazendo as maravilhas dos seus visitantes e curiosos por todo o mundo. E claro, aqui no … And This is Reality não poderia deixar de dedicar um dos nossos Culturalities de Fim-de-Semana aos melhores momentos que preencheram o Salão.


Para começar este nosso pequeno top de designer que mais impressionaram por terras Italianas, não podíamos deixar de começar por uma marca originária do país anfitrião do salão. A marca Artemide apresentou uma colecção de candeeiros que nos deixou sem palavras.

O designer responsável pela colecção foi Ross Lovegrove, e a peça que mais nos impressionou foi o candeeiro “Nebula”, e o seu soberbo padrão ondulado.


Uma participação que deixou os curiosos do design muito surpresos, mas igualmente satisfeitos, foi a do músico Lenny Krevitz, que em colaboração com o designer francês Philippe Starck desenhou um conjunto de cadeiras para a Kartell.

Este colaboração deu origem a uma reinterpretação muito Rock and Roll das cadeiras “Mademoiselle Chairs”, originalmente desenhadas pelo designer francês, e que ganharam todo um novo ar com o uso de materiais como o pêlo, cabedal ou pele de cobra.


Do outro lado do mundo veio a colecção black&black, da marca japonesa K%, desenhada pelo designer Nendo, director artístico da marca.

A colecção caracteriza-se sobretudo pelas suas formas simples e minimalistas, conjugadas com um funcionalismo puro, que elimina qualquer material, técnica ou design que possa ser considerado supérfluo. E claro, como se pode perceber pelo seu nome, por todas as peças serem pretas.


Já a colecção da Belga Maison Martin Margiela pôs de parte o minimalismo na colecção que apresentou no Salone, e que apelidou de “Chers Voisin”.

Colunas instáveis, uma bola de espelhos ou objectos assimétricos, tudo isto podia ser encontrado nesta colecção que os designers decidiram apresentar recriando um apartamento recheado com os seus vários objectos.


E para acabar este pequeno top, e o primeiro dia deste nosso Culturalities – Salone 2012 – temos esta estante desenhada pelos franceses Ronan e Erwan Bouroullec para a marca Suíça Vitra.

O nome desta estante muito divertida é “Corniches”, e entra no nosso Culturalities não tanto pela complexidade do seu design, pois como se pode ver toda ela é constituída por formas bastante simples, mas pela sua originalidade, e pelo efeito muito interessante que este conjunto de pequenas prateleiras cria.

E por hoje é tudo … amanhã “saímos” do salão, para trazer algumas das instalações que acompanharam esta que foi a 51ª edição do Salone de Milano.

ESTORIL OPEN 2012


Esta é uma semana em que não falta actividades para todos os gostos! Para os amantes do cinema, o IndieLisboa, para quem prefere a música, os Dias da Música em Belém, e para quem é mais virado para o desporto, o Estoril Open!

Pois é, começa já amanhã (dia 28 de Abril), a edição de 2012 deste que é irrefutavelmente o maior evento de ténis em Portugal. Entre os desportistas que competirão neste edição do Estoril Open contam-se nomes como Juan del Potro, Richard Gasquet e o português Frederico Gil.

O torneio dura até dia 6 de Maio, por isso não perca a oportunidade de passar um dia bem diferente e divertido pelo Jamor!

MASSIMO DUTTI PARA A PRIMAVERA


Para estes dias em que já se começa a sentir o “cheiro a Primavera”, mas ainda com as nuvens a tapar o sol, a Massimo Dutti sugere um look muito trendy!

Blazer e camisa são obrigatórios num look elegante, confostável e muito adequado para um homem sofisticado e urbano. A gabardine é essencial e complementa o look de um modo muito casual chic, e perfeito para o tempo chuvoso!

Para completar, um lenço simples ou um cinto de pele são duas escolhas perfeitas.

AS CADEIRAS SIMPSON


Os jovens visionários do 56th Studio - um colectivo artístico multidisciplinar baseado em Banguecoque, apresentaram uma visão diferente da família animada mais famosa da cultura pop.

As peças desta colecção mostram-nos uma versão minimalista e divertida dos Simpsons que ganham uma nova interpretação com este trabalho integrado no projecto ''Caricatures'' do mesmo colectivo.

Acreditando que os objectos têm um forte poder comunicativo, as mentes criativas do 56th Studio procuram explorar esta ideia e tornar o limite entre a arte gráfica e o design de móveis cada vez mais ténue.

MUSEU DE ARTE CELTA







Para terminar esta semana dedicada às artes (nos dois dias antes do feriado do 25 de Abril escrevemos sobre duas escolas de arte, e nos dois dias seguintes estamos a escrever sobre dois museus) trazemos mais um museu: o Museu de Arte Celta de Glauberg.

Situado nesta pequena cidade alemã, este é um edifício bastante minimalista que se situa em pleno centro arqueológico torna-se, pela sua arquitectura, um novo marco paisagístico da região.

Pela forma como se projecta sobre a paisagem, este museu torna-se num marco territorial contemporâneo, num território cheio de vestígios de cultura celta e cujos testemunhos mais movíveis (como estatuária, objectos, etc.) se encontram em exposição nesta nova arquitectura quase escultural.

Os arquitectos da Kadawittfeld Architektur deram a esta região alemã um novo local de culto para admirar de forma contemporânea a antiga cultura celta.

DIAS DA MÚSICA EM BELÉM


Começam já amanhã os Dias da Música em Belém, que animarão o CCB com o lema “A Voz Humana | O Canto Através dos Tempos”.

Durante três dias, artistas de todo o mundo vão embarcar numa viagem ao longo da história da música. Da Idade Média à música contemporânea, do intimismo do Lied à elegância da mélodie francesa, passando pelo blues ou o fado, dezenas de artistas contarão a história do canto ao longo dos tempos nas salas do CCB.

Descubra também as outras actividades que decorrerão por Belém nestes 3 dias cheios de ritmo e diversão!

LOUIS VUITTON VERÃO 2012



Este Verão, para quem não dispensa uma ida à praia com muito estilo, a Louis Vuitton tem o “kit” completo!

As malas em algodão com a inscrição “articles de voyage” evocam imediatamente o estilo descontraído de verão, as roupas como o clássico vestido branco ou as blusas claras são os “must have”, e os óculos de sol com grandes armações coloridas são “la piece de resistance” dum look que não vai passar despercebido.

Agora que já sabe o que usar nos dias gloriosos de sol que estão para vir só resta uma questão … praia ou piscina?

VERSAILLES SOFA BOCA DO LOBO


Estupendo! É a palavra mais exacta para descrever a nova peça criada pelo fabuloso estúdio de design português Boca do Lobo.

Mantendo-se fiel à sua filosofia, Boca do Lobo conseguem com este Versailles Sofa despertar os nossos sentidos e tornar esta peça de design numa experiência sensorial ímpar.

Assumidamente inspirado pelo luxo e requinte da corte francesa do séc. XVII este sofá de edição limitada foi apresentado na semana passada na Feira de Móveis de Milão, despertando o desejo de muitos!

UM MUSEU A VISITAR







É uma obra de arquitectura interessante e bastante curiosa: o novo Museu de Arte Sacra de Albacete.

Situado nesta localidade espanhola, esta nova estrutura cultural, desenhada pelos arquitectos madrilenos do atelier Exit (e aqui fotografado pela objectiva do excelente Fernando Guerra, da FG+SG), resulta de uma recuperação de uma pré-existência e da construção de um novo edifício, anexo a esta que amplia o espaço expositivo e das estruturas de apoio do próprio museu.

Com uma estética quase monástica, este museu apresenta-se como um espaço, com dimensão e espectacularidade espacial, de características perfeitas para o suporte de um tipo de arte tão complexo como a Arte Sacra.

Com a utilização do betão aparente, da madeira à cor natural, da pedra à cor natural e do vidro foscado, o ambiente interno e a forma exterior ganham uma simplicidade que contrasta com a atitude estilística trabalhada e complexa da fachada do edifício recuperado para este espaço museológico.

Por outro lado a iluminação interior é de uma qualidade e de um cuidado exímios que só potenciam ainda mais a qualidade arquitectónica deste discreto e bastante subtil novo museu espanhol.

Uma boa arquitectura ainda ligada às artes, mas desta vez ligada à democratização do acesso à mesma ... logo no dia seguinte ao feriado que comemora a democracia em Portugal ... coerência absoluta de conteúdos até em termos arquitectónicos!

REALITY PROFILE | CARLES SANTAMARÍA E PERE PÉREZ


Com o lançamento “Rock Rivers”, a banda desenhada que vai acompanhar o Rock in Rio todos os sábados no Diário de Notícias, o … And This is Reality não podia deixar de conhecer um pouco mais das pessoas por detrás deste projecto …

Foi por isso que para o Reality Profile de Abril, fomos conhecer Carles Santamaría e Pere Pérez. Carles, mais experiente no mundo da BD, jornalista e guionista desde os anos ’80, e Pere, um jovem em ascensão que não para de surpreender com as suas ilustrações – uma dupla improvável, que gostámos muito de conhecer, e esperemos que gostem também!


Para começar, e para vos conhecer um pouco, podem-nos descrever um pouco do vosso percurso pelo mundo da Banda-Desenhada?
Pere: Comecei a desenhar histórias para a Penthouse de Espanha, e a partir daí arranjei pequenos projectos por Espanha que me levaram ao mercado dos Americano. Desenho super-heróis para os Estados Unidos à cerca de 5 ou 6 anos … o principal tem sido o Super-Homem, para a DC Comics.
Carles: Bem … eu já estou ligado ao mundo da Banda-Desenhada há 30 anos, pois sou jornalista e também argumentista. Comecei esta ligação no final dos anos 80, onde escrevia artigos para o El País sobre banda-desenhada. Nos anos 90 fui director do Salão Internacional de Banda-Desenhada de Barcelona durante duas edições, cargo que voltei a ocupar em 2005, e onde ainda estou. À parte disse também tenho escrito algumas novelas gráficas nos últimos anos, sobretudo aventuras. E claro, quando surgiu a oportunidade de trabalhar com um projecto destes, não hesitei.

E foi o Rock in Rio que vos contactou para este projecto, ou foi uma ideia que também partiu da Vossa parte?
Carles: Não … Um dia simplesmente recebi uma chamada, onde o Roberto (Medina) me explicou que queria fazer uma BD. Eu perguntei “uma BD sobre o Rock in Rio..? Ou sobre os concertos..?”, mas ele não queria isso. Não queria uma BD sobre o festival, simplesmente uma BD sobre aventuras que tivesse como cenário o Rock in Rio e pelas cidades por onde este passa. Escrevi-lhe um primeiro guião que ele gostou, e a partir daí começamos a trabalhar em “Rock Rivers”. Contactei com o Pere, para ele dar a sua opinião de que tipo de ilustração ficaria bem num trabalho como este, e como o Roberto gostou do trabalho de Pere ele entrou também para o projecto, e daí foi sempre a trabalhar.

Ah … então o Pere entra neste projecto através do Carles?
Carles: Sim, sim! Eu pus-me a pensar “então quem pode ajudar-me nisto..? Quem me tem acompanhado nos últimos projectos..?”. E lembrei-me logo de Pere. Como viajamos juntos nos últimos tempos, para os Estados Unidos e depois para França, e como somos parecidos nalgumas coisas, partilhamos o mesmo sentido de humor e gostamos das mesmas “tonteiras”, tive logo o “feeling” que o Pere era a pessoa certa.

E agora um pouco mais sobre a BD … Já sabemos que o Roberto Medina é uma das personagens … mas vamos encontrar mais alguma cara conhecida em “Rock Rivers”?
Pere: Já temos algumas ideias nesse sentido mas ainda não as podemos revelar. Provavelmente em futuros enredos, mas por enquanto não podemos dizer …
Carles: Roberto, apesar de ser um personagem muito presente, é um personagem algo que secundário, pois como que reúne tudo o que se está a passar … mas realmente não sabe o que se está a passar. Mas no fundo é o centro, e o motivo de toda a história.

Portanto … está sempre no meio da história, mas nunca sabe muito bem o que se passa?
Pere: Não é bem isso … Simplesmente é um personagem muito inocente, que está entretido a montar o seu festival, e não sabe que os personagens que o rodeio têm os seus próprios planos.

E o vilão “Halvansinger”, é inspirado em alguma estrela Metal conhecida?
Pere: Sim… A ideia inicial era fazer um personagem estilo Kiss, e a partir daí peguei no conceito e inspirei-me um pouco num vocalista de Back Metal Norueguês, que tem este tipo de estética. Mas não só … a personagem é fruto de inspiração em pormenores de várias bandas de Black Metal.

E o estilo que escolheram para a BD é mais agente secreto … mais ao estilo de James Bond. Porque não pôr Super-Poderes nas personagens?
Carles: Pois … escolhemos este formato pois o género de super-heróis é muito especial, muito próprio. Eu pessoalmente, gosto mais do género de aventuras porque é sempre mais realista … faz com que tenhas muito mais cuidado com os enredos … com o guião. Enquanto que nos super-heróis quando parece que chegou ao fim e não sabe o que há de fazer, vem um super-poder e pronto, escapa! Mas em “Rock Rivers” não é assim … são personagens que não têm super-poderes, mas com muitas habilidades, evidentemente, que são postas constantemente à prova.

E falando do Rock in Rio no geral … acham que “Rock Rivers” vai influenciar a comunicação deste “mega” evento que já está presente em tantos sítios?
Pere: De momento … como se pode ver, começamos a ver que a Banda Desenhada é um pouco “maior” (tem mais força) do que imaginávamos … mas só o tempo o dirá. Nós esperamos que sim, que dê mais força à marca Rock in Rio, e que as suas estéticas se aproximem cada vez mais. Mas mais que isso já depende da organização e da recepção do público …
Carles: É importante para nós que “Rock Rivers” funcione bem com BD, que ganhe força e personalidade, e que conquiste o público … e depois disso veremos o que acontecerá! Mas a nossa obsessão é que a BD funcione, ou seja, estamos permanentemente a dar-lhe voltas, nos seus vários aspectos, desde a narrativa até mesmo ao enredo, para que se encaixe a este formato de imprensa. Por exemplo … o jornal onde vai sair em Espanha tem um formato diferente do Português, e isso obriga o Pere a fazer dois tipos de montagem

E para terminar, a pergunta da praxe do nosso Blogue: o que é para vocês o Lifestyle?
Pere: Boa pergunta! Pois não sei … suponho que tenha um significado diferente para cada pessoa. Mas penso que é fazer o que te apetece, quando te apetece, e da maneira que te apetece!
Carles: Acho que é importante cada dia empenharmo-nos no que estamos a fazer, da melhor forma possível … a vida não faria grande sentido se acima de tudo não aproveitássemos o dia-a-dia!

INDIELISBOA 2012



É já depois de amanhã, dia 26 de Maio, que começa o Festival de Cinema Independente que já tem vindo a marcar as Primaveras Lisboetas – o IndieLisboa.

Esta é a 9ª edição do festival, que exibirá nas salas da Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Londres, centenas de filmes e curtas-metragens de todo o mundo.

Mas o IndieLisboa não passa apenas pelo ecrã. Durante os 10 dias de festival haverão inúmeras outras atracções como sessões especiais, workshops ou o Indie by Night - uma festa por dia a realizar-se na famosa “Rua Cor-de-Rosa”, que durante o festival, mudará o seu nome para Rua Dr. Indie Lisboa.

Muita energia e criatividade, num festival que promete animação para todos, sejam grandes amantes do cinema ou não!

NOVA ESCOLA DE ARTES PLÁSTICAS DE







Depois da escola de artes para crianças que aqui trouxemos ontem, hoje trazemos uma para mais adultos: a Escuela de Artes Plasticas de Mexico.

Desenhada pelos arquitectos mexicanos do escritório Taller de Arquitectura, esta obra aposta na desconstrução e na reflexão sobre o monolitismo do paralelepípedo para criar uma obra de arquitectura interessante e bastante desafiante.

Quase como uma escultura abstracta, cada edifício desta escola, o volume da forma é reequacionado em termos estéticos e conceptuais, e a sua materialização é feita, neste caso de forma exímia, com madeira e betão,conferindo-lhe uma materialidade única e bastante forte.

Muito boa obra de arquitectura que celebra e democratiza o conhecimento e o movimento artístico, mesmo aproporiada nesta véspera do 25 de Abril.

VERÃO TEM CALÇÕES LEVI'S


Com a teimosia em aparecer do Verão, muitos sonham acordados com os dias quentes para sair à rua com as roupas da estação. Para os que já não podem esperar mais, trazemos os calções da Levi’s.

Seja para um estilo elegante com a linha Chino; um look descontraído com a linha Militar; ou para os verdadeiros amantes, os calções Denim … A Levi’s joga estes três estilos com uma enorme variedade de cores e padrões, para aqueles homens que simplesmente não conseguem voltar a pôr um par de calças quando o sol aparece!

Conjugados com camisas, t-shirts ou coletes, para usar na praia, no trabalho ou à noite, nenhum homem vai dispensar uns calções Levi’s neste Verão!