Cabelos Tridimensionais, Why Not?

Slash Creative Hair Studio lança colecção "Unshadows"

Zumthor Desenha Nova Ala do LACMA

A tão aguardada obra em Los Angeles

Já pode deliciar-se com um Pizpireto em Lisboa

Os gelados mexicanos chegaram ao restaurante UQ no Hotel Skyna

e-Kick da Peugeot premiada com o Red Dot Product Design

A trottinette sustentável para a cidade foi co-desenvolvida com a Micro

Já conhece os novos paineis da Kinnasand?

Espreite os vários "shields" desenvolvidos pelo atelier Wieki Somers!

REALITY PROFILE | LUIS BAENA


Começou a Primavera, os festivais e iniciativas gastronómicas multiplicam-se e a gastronomia assume um papel preponderante nos passeios de fim-de-semana. É neste contexto, e sobretudo no período pós Páscoa, em que a liberdade gastronómica é maior, que trazemos o Reality Profile do Mês de Abril: o Chef Luis Baena.

É um dos nomes mais proeminentes da gastronomia portuguesa e é, no entanto, um dos Chefs mais discretos e menos mediáticos da gastronomia nacional. Luis Baena é natural de Lisboa, tem 53 anos e aprendeu a gostar de cozinhar por Amor. Percorreu por vários países e, graças a querer impressionar uma namorada, aprendeu e aprofundou com grande mestria e precisão a arte de impressionar o paladar.

Mais conhecido por ter sido o percursor em Portugal da Cozinha Molecular, Luis Baena, depois de um périplo por países gastronomicamente tão ricos como o México, o Brasil, o Japão a França ou a Bélgica, chega e marca com a abertura do prestigiado Penha Longa. Neste momento dirige um dos melhores redutos da gastronomia lisboeta - o Restaurante Manifesto (Largo de Santos, 9C).

Foi este vulto maior da cozinha nacional que elegemos para o nosso Reality Profile de Abril e de inicio de Primavera.


Quais são as características mais importantes para ser um bom chefe?
Investir em tempo, ser persistente e não ser alérgico ao trabalho. Aprender a gerir equipas uma vez que se trata de um trabalho de equipa. Viajar depois de conhecer, tanto quanto possível, o receituário tradicional. Ser um bom gestor financeiro.

Ser chef está na moda?
Malheureusement!!!

Como define a sua cozinha?
Irrequieta, provocadora, chauvinista, criativa… é só defeitos!

A sua receita foi “correr atrás das namoradas” ... Conte-nos como a culinária surgiu na sua vida?
Que bem informados. Uppss ... Foi Amor à primeira vista. Em viagem (resto da história, pelos vistos, já sabem) pela Europa, chegado a Bruxelas e tendo que trabalhar surgiu um emprego num restaurante. Passaram-se 32 anos a correr.

A sua inspiração vem da vasta experiência internacional que adquiriu pelos países por onde andou?
Também. A nível técnico e de produtos há influências seguramente. Algumas conscientes e outras nem tanto.

Já conquistou variadíssimos troféus mas ... Qual foi o maior elogio que lhe fizeram?
Os meus filhos, naturalmente! Tenho que partilhar? É só para evitar o rubor.

Foi apelidado de “o pai da cozinha molecular”. O que é isso de cozinha molecular?
Um nome infeliz que assusta muita gente. A cozinha molecular, basicamente, põe os cozinheiros a trabalharem uma massa que não a folhada, nem de choux, nem quebrada, nem tantas outras. A massa cinzenta! É uma questão de voltar à idade dos porquês e questionar porque é que isto e aquilo. Copiar o passado, para mim não é tão interessante. Percebê-lo e podê-lo melhorar é muito mais.
Rasgar novas fronteiras, ainda melhor. Repetir as coisas empíricamente quando temos o conhecimento acessível para nos ajudar a melhorar o receituário e criar novas técnicas? Porque não? A cozinha é toda molecular. Trabalahamos com água, ovos e tantas coisas e todas elas são compostas por moléculas.

Sente que os portugueses estão a mudar a sua mentalidade em relação à cultura gastronómica?
Muito menos do que eu gostaria. Há demasiado conservadorismo e o gigante adormecido que são a cozinha e os produtos portugueses não avança sem vontade do público.

O que não pode faltar na sua cozinha?
Amor, humor, irreverência, respeito, pimenta, azeite, ervas aromáticas…

Partilha do provérbio popular “os olhos também comem?”
O mais possível. A expressão plástica do prato, para mim, é fundamental. Numa disciplina como a fotografia um nú pode ser uma coisa muito bonita ou asquerosa. É a mesma fronteira ténue que existe na forma como se apresenta um prato.

No seu dia-a-dia, em casa, também se esmera na cozinha? Qual é o prato mais comum em sua casa?
Pouco tempo estou em casa mas quando estou com os meus filhos há sempre alguns pedidos recorrentes: polvo à lagareiro, sushi, arroz de pato, fumados e marinados feitos por mim, etc.

É um homem de mil projectos… Quais são os próximos?
No me creo en las brujas, pero que las hay, hay! Assim estou eu ... não por pensar que o segredo é a alma do negócio, mas porque prefiro falar das coisas depois de concretizadas. Espero que não me levem a mal ...

COLECÇÃO CAMPER - UM PRESENTE PARA O DIA DA MÃE


Neste dia da mãe ajudamos na sempre tão difícil decisão sobre que presente oferecer com a colecção Primavera/Verão da CAMPER.

Em colaboração com o Barcelona Design Center e com Veronique Branquinho para o desenho de dois modelos de sandálias, e com as sabrinas descontraídas, a CAMPER traz-nos um presente ideal para o dia da mãe: uns sapatos femininos e elegantes, e confortáveis para estas mulheres que nunca param!

Uma peça elegante para todas as mães. Seja a levar os filhos à escola, ou num jantar especial com o pai.

IMPOSSIBLE WOOD BY DOSHI LEVIEN



“Madeira Impossível” é o nome desta cadeira da autoria de Doshi Levien para a marca italiana Moroso. “Impossible” porque foge aos processos tradicionais de utilização da madeira.

Um jogo entre o visual e o táctil que cria um efeito de riscas aleatórias na estrutura da cadeira. Linhas curvas em sintonia com os finos pés de metal.

Uma proposta para um ambiente natural e intemporal, inspirada na obra do escultor afro-americano Martin Puryear.

BANYAN TREE SPA ESTORIL - DIA DA MÃE



Mimar a nossa mãe nunca é demais. E um verdadeiro mimo é uma sessão de massagens como no Banyan Tree Spa do Estoril.

Esta sessão de spa tem início com a suavidade da massagem Orvalho Tropical. Ideal para peles sensíveis, o óleo calmante desta massagem, numa mistura de rosas, camomila e vitamina E, tem um efeito hidratante e revitalizante. Seguido de um tratamento facial de mel, cujo aroma doce e relaxante vai proporcionar um verdadeiro ritual de beleza e nutrição para a pele E como o dia da mãe não existiria sem filhos, o Banyan Tree Spa Estoril ainda oferece uma massagem de 60 minutos a quem oferece esta experiência.

Aproveite... mime a sua mãe, mas ganhe um mimo também!

A MAIOR COBERTURA DE MADEIRA DO MUNDO







É a mais recente obra de um dos nomes mais avançados da arquitectura mundial contemporânea: Metropol Parasol.

Desenhada pelo berlinense Jürgen Mayer, esta gigantesca cobertura de madeira situa-se na Praça da Encarnação em Sevilha.

A capital da Andaluzia, há já algum tempo fora dos media arquitectónicos, volta agora, mesmo em vésperas da famosa Feria de Abril, à ribalta arquitectónica mundial.

Com esta obra curvilínea, o arquitecto berlinense cria uma escultura urbana de características femininas. Simpática, envolvente, moderna e bastante acolhedora e pragmática, com presença marcante e ritmo dançante entre uma arquitectura rendilhada e uma urbe misteriosa, esta obra é sem dúvida perfeita para o dia da Mãe que se comemora este fim-de-semana. Numa das cidades europeias mais dominadas pelo espírito das mulheres (ou não fosse a capital do Flamengo), esta obra constitui-se como um marco de nova identidade e um local de passeio bem original.

Com uma passadeira pedonal sobre a superfície de madeira da cobertura, este é o mais recente local de romaria turística e arquitectónica de Sevilha!

BEBEK BY KONSTANTIN GRCIC



A Bebek é um dos mais recentes projectos do designer Konstantin Grcic em colaboração com Marsotto Edizioni.

Uma mesa para ser colocada na parede que combina um trabalho feito à mão com a mais alta tecnologia. Uma combinação de duas chapas de mármore branco que resultou nesta peça inesperada que pode ser utilizada em qualquer local, graças às propriedades deste material.

Uma forma de personalizar qualquer ambiente com requinte e simplicidade.

PLANOS BANCÁRIOS COLORIDOS







Há obras de arquitectura que têm características que as tornam únicas.

É o caso desta agência bancária do Sugamo Shinkin Bank, localizada na cidade de Shimura, no Japão, desenhada pela arquitecta de origem francesa, mas radicada em Tóquio Emmanuelle Moureaux.

Este edifício apresenta-se complexo e com uma ideia bastante simples e Pop - o volume é formado por um conjunto de planos sobrepostos com cores garridas e dimensões a extravasar o bloco principal.

Esta alegria formal Pop contagia toda a imagem da obra e também os seus interiores. Com elementos decorativos iconográficos, esta agência bancária redefine os parâmetros da espacialidade séria e austera de muitos bancos.

É possível criar peças de arquitectura interessantes, jovens e sérias, sem entrar por territórios arquitectónicos e simbólicos sisudos, classicos e austeros.

Boa lição de arquitectura que esta obra nos dá!

PILLS PLIAGE BY JEREMY


A Longchamp acaba de lançar no mercado a mala Pills, desenhada por Jeremy Scott em exclusivo para a marca.

Mas atenção ao folheto de instruções… Composição: Algodão estampado com acabamento de couro. Classificação farmacológica: Potenciador de humor. Indicações: Esta mala deve ser usada em casos de deficiência de vitamina.

Precauções especiais: Esta mala é estampada com cápsulas de comprimidos de diversas cores. O seu vestuário também contém várias outras cores. Evite combiná-los em excesso de modo a não exceder a dose recomendada. Dosagem: Manhã, tarde e noite, e se necessário durante o dia, sem moderação. Método de admnistração: Para levar no braço ou na mão.

Pode ser usado sem consulta ou prescrição de um estilista.

PHILIPS FIDELIO SOUNDSPHERE


A Philips acaba de lançar o Fidelio SoundSphere, um sistema de som wi-fi que utiliza a tecnologia AirPlay, da Apple.

O novo Fidelio SoundSphere é um avançado dock para iPod Touch, iPhone ou iPad. Com ele, é possível ouvir músicas através da tecnologia AirPlay, da Apple, pela qual pode-se fazer o streaming das músicas para o Fidelio SoundSphere com o aparelho em mãos, sem a necessidade de colocá-lo no dock.

Para além da beleza das linhas elegantes e modernas do sistema, o novo Philips Fidelio SoundSphere proporciona uma espectacular experiência sonora.

KITE CHAIR BY SHIN AZUMI



A kite chair, da autoria de Shin Azumi, chama a atenção pela elegância das suas linhas, fazendo-nos esquecer por momentos que é uma cadeira de jardim.

Apesar da estrutura em madeira maciça, a aparente leveza desta peça potencia o seu lado mais prático, dando-lhe um outro sentido estético.

Uma peça para uma atmosfera confortável que moderniza o tradicional, simplificando os detalhes. O ideal para começar a aproveitar os primeiros raios de sol!

BUGATTI 16C GALIBIER - O LUXO E A EXTRAVAGÂNCIA SOBRE RODAS


O Bugatti 16C Galibier recebeu a aprovação do Grupo Wolkswagen para a produção deste modelo que foi recentemente apresentado no Geneva Motor Show de 2010.

Equipado com motor flex-fuel de 8,0 litros e 16 cilindros em W, o Bugatti 16C Galibier poderá ser abastecido com etanol. As suas linhas contemporâneas e elegantes, o motor de 1.000 cv de potência, o design interior simples e refinado são algumas das suas muitas atracções.

Mas ainda vai ter que esperar um pouco pelas primeiras unidades que só deverão ser entregues entre 2013 e 2014.

SLOGGI DIZ “HELLO” AO VERÃO


Líder em lingerie invisível de alta tecnologia, a nova série Light Ultra Soft chega bem a tempo de lhe proporcionar um Verão mais confortável.

Leve e suave, esta lingerie em micromodal cortado a lazer combina o melhor do algodão e da microfibra, para que a sinta como uma segunda pele. Esta colecção chega-nos em três cores divertidas: vermelho, azul e amarelo.

Sloggi Woman é a companhia perfeita para os dias quentes de Verão!

IGREJA DA SRª DA BOA HORA - A SUPREMACIA DO VAZIO






Situada em pleno bairro da Boa Hora, no Estoril (nos arredores de Lisboa), a Igreja da Sr.ª da Boa Hora traz-nos uma visão da arquitectura de forma integradora e completa.

Da autoria da arquitecta Filipa Roseta e do arquitecto Francisco Vaz Monteiro, esta obra foi concebida como o elemento regenerador principal do antigo bairro degradado "Bairro do Fim do Mundo". Sendo uma das zonas mais problemáticas dos arredores de Lisboa, esta zona urbana carecia de estrutura e identidade urbana.

O projecto da Igreja da Srª da Boa Hora concentra a sua concepção arquitectónica em duas ideias chave: criar um símbolo urbano de identidade e identificação colectiva; e criar uma infra-estrutura inclusiva e de qualidade.

Com a Igreja como elemento cental e uma forma centralizada e moderna, há outro elemento nesta obra que salta para a ribalta: a torre e o pátio do centro social e paroquial. A torre torna-se num símbolo urbano marcando uma centralidade e o pátio e a igreja são dois espaços pensados na mística e no papel do vazio.

Uma obra de arquitectura boa com uma ideia abstracta bem concretizada. A Supremacia do Vazio!

AMBER POUR HOMME INTENSE BY PRADA


Depois de há quatro anos a Prada lançar Amber Pour Homme, uma fragrância com um toque de sensualidade masculina, um perfume abstracto e misterioso, esta nova versão vem marcar um novo capítulo na história da grife italiana.

A abertura é marcada pela frescura dos acordes aromáticos de bergamota italiana. As notas intermediárias são amadeiradas e aquecidas, e combinam a sedução das folhas de patchouli da Indonésia com a resina picante de mirra da Somália. O encerramento é seco e predominantemente âmbar, complementado com notas de couro e pela suavidade da baunilha de Madagascar.

A versão deluxe vem equipada com vaporizador, ideal para o homem que gosta de não passar indiferente…

ESTÁDIO HERCULES







Depois de um fim-de-semana comprido em que a Páscoa e todas as goluseimas associadas marcaram a agenda, hoje trazemos uma obra de arquitectura para estimular o desporto: o Estádio Hercules.

Desenhado pelos arquitectos da firma de arquitectura de Alicante SubArquitectura, este estádio de futebol da equipa local resulta de uma remodelação de um estádio já existente, mas que foi necessário adaptar a novos regulamentos e requisitos de conforto moderno.

A obra centrou-se na reformulação da arquitectura interior do estádio e na justaposição de novos elementos volumétricos que marcam as entradas para o recinto desportivo e que lhe conferem uma estética bem mais contemporânea.

A forma como a linguagem original e a nova se articulam e se fundem é de uma proesa criativa e técnica assinalável. Como se de uma obra de arquitectura contemporânea se tratasse, esta construção consegue actualizar espaços, criar ambientes contemporâneos e não ter medo de intervir estrutural e esteticamente na pré-existência.

Uma obra de arquitectura discreta e reveladora de bons princípios de intervenção!

CABRILLO NAILHEAD CHEST BY BERNHARDT



A “Cabrillo Nailhead Chest” é uma criação da “Bernhardt”, uma marca com uma longa tradição em mobiliário e com um design multifacetado.

Mais de 4000 pregos de metal, aplicados à mão, decoram este móvel de madeira gmelina.

Uma combinação do clássico e do contemporâneo, inspirada em padrões árabes, deu origem a esta peça invulgar e elegante que dá um ambiente exótico a qualquer espaço.

XI ROMARIA A CAVALO


Arranca já amanhã a XI romaria a cavalo que vai ligar a Moita a Viana do Alentejo.

Retomando uma antiga tradição de carácter religioso religioso da vila da Moita, em que centenas de romeiros iam a Viana do Alentejo com os seus cavalos, para que estes fossem benzidos durante a procissão em honra de Nossa Senhora d'Aires, padroeira dos animais, o evento regressa este ano organizado pelas autarquias das duas vilas e pela associação de Romeiros da Tradição Moitense.

Hoje em dia numa vertente mais lúdica, esta romaria continua a juntar centenas de participantes de todo o país que, após quatro dias de viagem por caminhos de terra batida, terminam o percurso na vila alentejana, onde são recebidos por milhares de pessoas em ambiente de festa.

Aproveite a boleia e participe na festa…

ESPECIAL PÁSCOA 2011 | O OVO SURGIU PRIMEIRO - DIA 4


A nossa Páscoa, aqui no … And This is Reality, está repleta de ovos. Quer sejam os deliciosos ovos de chocolates embrulhados em coloridas folhas de alumínio ou os ovos verdadeiros que pintados são um dos modos de festejar este feriado.

Mas estes não são os únicos ovos que a Páscoa inspirou. Ao longo dos anos o conceito de enfeitar este alimento que passa tão despercebido no nosso dia-a-dia foi evoluindo, criando alguns ovos que são verdadeiras manifestações de arte.

As obras de design em forma oval mais conhecidas em todo o mundo, são muito provavelmente, os ovos Fabergé.


Em 1885, o Czar Alexandre III pede ao joalheiro Peter Karl Fabergé uma jóia em forma de ovo para oferecer à sua mulher, a Czarina Maria Feodorovna, no festejo da Páscoa. A Czarina ficou tão apaixonada pela beleza da jóia, que ao longo de 10 anos o Czar a presenteou com um ovo Fabregé. Com a morte de Alexandre III, o seu filho Nicolau II persistiu com esta tradição, fazendo-o durar até 1917, ano da queda do Império Russo.

Os ovos Fabergé são peças com cerca de 13 centímetros, feitas de metais preciosos como a platina a prata, o ouro, níquel ou cobre, e decorados com pormenorizados desenhos e pedras preciosas como o quartzo, o rubi, diamante, ágata, jade e lápis-azul. Dentro dos ovos havia também pequenas miniaturas surpresa fabricadas de metais preciosos e ornadas de jóias.


Estas características fazem dos ovos Fabergé peças de design únicas, de beleza indescritível e preço exorbitante. Fazendo assim estes ovos o alvo de desejo de coleccionadores de todo o mundo.

Originalmente na Ucrânia, mas um pouco por toda a Europa de Leste, os ovos da Páscoa ganharam um novo nome: Pysanka. Estes ovos são decorados com desenhos tradicionais Ucrânianos, e usam uma técnica no seu fabrico à base de cera de abelha.


O maior ovo da Páscoa do Mundo tem 9 metros de altura e é um Pysanka. Foi construido em 1975 para comemorar a chegada dos Ucranianos ao Canadá, onde permanece ainda na cidade de Vegreville.

Este ovo é reconhecido pelo mundo, não só por ser uma verdadeira obra de arte, mas pela sua complexa elaboração, que estreou técnicas matemáticas, de engenharia e arquitectura. Com 2,5 toneladas e uma superfície composta por inúmeras faces e padrões, este Pysanka foi o primeiro ovo a ser projectado por um computador.

Outros ovos reconhecidos por todo o mundo, não necessariamente pela sua forma ou cores, mas por quem os pintou, são os ovos presentes nos quadros de Salvador Dalí.


Estes ovos podem não estar tão ligados à Páscoa como os Fabergé ou os Pysanka, mas o seu significado é muito semelhante ao dos ovos da Páscoa, já que Dalí sempre os usou como forma de simbolizar a nova vida e o recomeço.

Em obras como “O Nascimento do Mundo” e “O Ovo Cósmico” é onde melhor se encontra este simbolismo irrefutável do ovo que traz a vida. E alem desta ligação à Páscoa, estes ovos criados por um dos pintores mais reconhecidos do séc. XX, pelas suas obras surrealistas, são uma manifestação de arte irrefutável.


Também na arquitectura, apesar de já fugir “um pouco” à Páscoa, podemos encontrar ovos. Tal é o caso da obra arquitectónica em Bombaim na Índia: um escritório que junta a forma natural do ovo com uma tecnologia inovadora.

Este escritório com 33 000 metros quadrados foi desenhado pela James Law Cybertecture International, e simboliza na perfeição a palavra “Cybertecture”, inventada por esta firma, já que é a mistura perfeita de arquitectura, tecnologia, e engenharia inovadora.


A junção da forma de ovo com o exoesqueleto deste edifício permite grandes espaços sem colunas, e foram usados aproximadamente menos de 15% dos materiais na construção que seriam precisos para um edifício deste tamanho, com uma forma convencional.

Estes ovos de todos os tamanhos estão por todo o lado, à nossa volta. Nem todos custam milhares de euros ou são uma forma de arte, mas na Páscoa os mais famosos são mesmo os de Chocolate.

Amanhã, cá estaremos novamente, renascidos e renovados … e cheios de estilo!

ESPECIAL PÁSCOA 2011 | O OVO SURGIU PRIMEIRO - DIA 3


Aqui no …And This Is Reality sabemos que o estilo se encontra até nas mais pequenas coisas. Por isso no terceiro dia deste Especial Páscoa 2011 publicamos uma selecção de ovos de chocolate gourmet que vão deixar os nossos leitores divididos entre comer estas manifestações de design ou usá-las para decorar a sala!

Todos os anos, por volta da Páscoa se vendem milhares de ovos. Mas estes já não são apenas em pacotes no supermercado, com ovos embrulhados numa simples folha de alumínio colorida. Agora até designers internacionais se dedicam a festejar a Páscoa em estilo.


Nesta Páscoa o designer Roberto Cavalli lançou mesmo a sua “linha” de ovos de chocolate gourmet. Usando os sabores chocolate de leite, chocolate branco e o amargo chocolate negro, esta colecção usa saborosos padrões zebra e girafa.

Também nas lojas Harvey Nichols vai ser lançada uma edição limitada de apenas 200 luxuosos ovos de chocolate, desenhados pelo chocolateiro espanhol Enric Rovira. À semelhança do filme Charlie e a Fábrica de Chocolate, num desdes 200 ovos espalhados pelo mundo, está um bilhete dourado que premeia quem o encontrar com uma viagem a Barcelona para conhecer a fábrica de Rovira.


Mas não é preciso ir até Itália ou Espanha para provar um destes requintados ovos de chocolate, já que em Portugal os nossos leitores também podem encontrar estas gulosices ovais.

Em Campo de Ourique, em Lisboa podemos encontrar o Mercado Chocolate. Neste Mercado podemos encontrar todo o tipo de objectos feitos desta matéria-prima, e na Páscoa claro que não podiam faltar os ovos.


Nas lojas Godiva que podemos encontrar em Lisboa, Cascais, no Porto ou Funchal chega também esta Páscoa uma edição limitada de ovos de chocolate: o Gold Nougatine Egg. Este ovo de chocolate, recheado com 40 ovinhos de chocolate pesa mais de um quilo e vem numa glamourousa caixa dourada, com um laço da mesma cor à sua volta.

Também uma colecção de ovos inspirada pelas obras de Picasso foi lançado pela loja de chocolates Godiva.


Mas no …And This is Reality sabemos que a única guloseima na Páscoa não são os ovos. Outras das tentações que fazem com que este feriado venha sempre seguido de uma pequena dieta são as amêndoas da Páscoa.

Estas amêndoas também nos surgem todas as Páscoas com as mais diversas cores e recheios, e tal como os ovos, podemos encontrar estas amêndoas com um toque gourmet “extra-Pascoal”.


Nas doçarias Arcádia, além de ovos de chocolate, são fabricadas as deliciosas amêndoas de licor “Bonjour”. Estas amêndoas, únicas no mundo, são verdadeiros alimentos artesanais, já que uma a uma são pintadas com tintas comestíveis. No “backstage” destas lojas podemos encontrar os seus empregados a pintar pequenas cenouras, cerejas, bebés, flores ou pombos, em amêndoas que são pouco maiores que uma unha.

As amêndoas “Bonjour” foram este ano motivo de orgulho para a loja Arcádia pela sua exclusividade e sucesso internacional.


Desejamos a todos os nossos leitores uma continuação de uma Boa Páscoa, e não se esqueçam… se abusarem dos chocolates, façam-no com estilo!