UM LUXO CHAMADO PROST

Tecnologia, moda e desporto num relógio único!

COM VISTA PARA O FUNDO DO MAR

Este é o primeiro restaurante subaquático da Europa!

A CINDERELA URBANA

Os modelos da Guava para esta estação!

UM PARLAMENTO ÁRABE






Para início desta semana trazemos um projecto que testemunha uma boa postura conceptual e criativa dos países: o novo complexo do Parlamento dos Emiratos Árabes Unidos.

Este projecto dos arquitectos da Ehrlich Architects traduz na sua forma a essência deste estado: vários edifícios/emiratos que se juntam para um propósito político comum - o parlamento encontra-se no centro destes.

Esta obra, para além de recriar o imaginário formal da arquitectura árabe das formas geométricas abstractas, para um contexto contemporâneo, tem um simbolismo de centralidade muito evidente e interessante.

Aliando a forma ao simbolismo esta proposta é uma das finalistas no concurso internacional de arquitectura. Conjuntamente com nomes como Norman Foster, Massimiliano Fuksas e Zaha Hadid, Steven Ehrlich é um dos finalistas desta que é uma obra grande da arquitectura contemporânia da zona do golfo.

PLUS 9 - HAY



O entrelaçado de fios muito finos, de uma lã de alta qualidade, garante a textura suave desta manta da Hay.

Os padrões geométricos e as cores vivas actuais combinam na perfeição com o aspecto exótico de uma manta que é feita no Nepal com os métodos artesanais típicos desse país.

Alegre, confortável e decorativa, a Plus 9 é a companhia ideal para os dias frios.

LOJA STORYTAILORS NO PORTO


Aberta há cerca de um ano, a loja Storytailors do Porto foi inspirada na história do edifício emblemático onde se insere, o antigo Cinema Lumière, e nas suas características arquitectónicas.

Aqui vai poder encontrar peças únicas das várias colecções desta dupla de estilistas. O design das peças de cada colecção sobrevive à estação em que foram criadas, tornando-se intemporais.

Dê um pulinho às Galerias Lumière, nos Clérigos, e deixe-se deslumbrar pelo ambiente cinematográfico…

FURLA PRIMAVERA/VERÃO 2011


Citric Summer é o mote da Furla para arrasar nas festas de Verão com a colorida e atraente colecção da próxima estação.

As cores cítricas voltam a estar na moda e este modelo em verde-limão marca essa tendência. Este original modelo Furla, em borracha transparente, fará as delícias das mulheres mais originais.

Agora é só esperar que o tempo dê uma ajudinha e ousar marcar a diferença…

ESPECIAL | OMBRES PORTÉES - A EXPOSIÇÃO DO PALAIS ROYAL


Depois de ontem termos tido o report Paris Glam do nosso correspondente na "Cidade Luz", hoje voltamos com uma novidade em primeira mão na blogosfera nacional.

Em plena Semana de Moda de Alta Costura de Paris, a M-MMM - Maison Méditéranéenne des métiers de la Mode (traduzindo, Casa Mediterrânica dos Oficios da Moda), promoveu uma exposição no Palais Royal com os laureados de 2010, entre os quais estava o criador ModaLisboa Aleksandar Protic: Ombres Portées.


Mas antes da exposição, passamos a explicar o projecto que está por base desta iniciativa: a Maison Méditéranéenne des Métiers de la Mode.

Esta iniciativa que junta num só fórum países tão diversos quanto Portugal, Espanha, Itália, França, Libano, Tunisia e Marrocos, tem sede em Marselha e o objectivo é criar uma dinâmica de identidade, de trabalho e de desenvolvimento da Moda dos Países Mediterrânicos.


Em representação de Portugal, Aleksandar Protic (criador residente do calendário da ModaLisboa, cuja edição de Março vamos acompanhar em Directo aqui no blog, tal como já aqui o anunciámos) juntou-se aos europeus José Castro de Espanha, Eymèle Burgaud de França, Paolo Errico de Itália e aos magrebinos Ronald Abdallah do Líbano, Amina Agueznay de Marrocos e à tunisina Barraa Ben Boubaker, conseguindo-se assim um grupo que juntou jovens criatívos ds duas margens do mediterrâneo (imagens por esta ordem).

Assim, em Marselha, um jovem criador de cada país, uma semana por mês, tiveram workshops, reuniões e encontros que potenciaram a criação de um elo criativo entre eles, a troca de experiências e conhecimentos e o crescimento das suas marcas próprias internacionalmente.


Como resultado deste processo formativo, cada um dos sete criadores escolhidos, criaram um coordenado baseado numa obra de um criador mediterrânico consagrado. Assim cada um dos jovens criadores mediterrânicos escolheu um coordenado do acervo do museu da moda de Marselha e desenhou um novo para esta exposição.

Enquanto que Aleksandar Protic, José Castro e Eymèle Burgaud escolheram a famosa e clássica Madame Grès, Ronald Abdallah, Amina Agueznay e Paolo Errico escolheram o criativo e sublime Azzedine Alaïa e a tunisina Barraa Ben Boubaker escolheu o menos consagrado Mariano Fortuny.


Todos os coordenados criados reflectiram a origem da inspiração cruzada com os seus criadores. Como ponto comum nota-se o entendimento do vestuário como um elemento de protecção so Sol, um elemento ambiental abundante em toda a região mediterrânica.

Estes sete novos coordenados (bem como os que lhes serviram de inspiração) foram fotografados pelo fotógrafo de moda francês Olivier Amsellem e destas fotos e dos respectivos coordenados foi concebida a exposição Ombres Portées.


No passado dia 19 de Janeiro, durante a muito recente Semana de Moda de Alta Costura de Paris, em pleno Palais Royal, foi então inaugurada esta exposição que pela primeira vez tornou visível o trabalho desenvolvido por este grupo de criadores mediterrânicos. Celebrando esta nova forma de criação e de pensar a Moda, a exposição Ombres Portées tornou evidente os elos de ligação entre realidades culturais aparentemente tão distantes.

As raízes mediterrânicas de todos os coordenados foram evidentes. As especificidades culturais de cada criador e de cada país tornaram a diversidade um elemento enriquecedor e não distanciador. Os resultados do trabalho de um ano a formar um grupo de criadores de moda com uma raíz cultural comum foram positivos e evidentes.



Esta iniciativa teve o mérito de dar visibilidade a jovens criadores, cuja oportunidade de mostrarem o seu trabalho durante a Semana de Moda de Alta Costura de Paris, lhes trouxe uma visibilidade acrescida, mas essencialmente esta foi uma iniciativa cujo mérito se centrou na comunicação de uma ideia inovadora e interessante: existe uma Moda Mediterrânica!

Depois do primeiro ano de funcionamento, este é um projecto cujo futuro vamos acompanhar com atenção e trazer aqui em primeira mão aos nossos leitores.

PARIS GLAM | MAISON & OBJET - A MODA DO HABITAR!



Bonne Année a todos e muito obrigado por seguirem esta minha constante procura da última criação. O novo evento, a mais recente tendência, o estilo mais original ... e tantos outros temas fascinantes que têm feito deste Paris Glam um espaço de estilo da Vossa Eleição.

Neste começo de Ano trago-vos, não tanto uma novidade, mas um evento anual dedicado à Moda. Não é à Moda de vestir que me refiro, mas de "Habitar", mais conhecida como Home Fashion.



Terminou esta semana o reconhecido salão Maison & Objet 2011 de Paris (de 21 a 25 de Janeiro), e nós estivemos lá para observar, tirar notas, fotografar e trocar ideias com os expositores e marcas, para vos trazer um novo Paris cheio de Galm e de Design.

Logo na recepção começamos a sentir o espírito do evento. Encontramos em cada entrada variadas instalações e cenografias. Todas diferentes e espectaculares, recebem-nos de forma especial.



Confesso que tenho as minhas preferências neste salão ... e os espaços dedicados às novidades design e materiais fazem parte delas. Depois de passarmos pela recepção (e pelos diversos controlos de segurança), um vasto espaço de exposição apresenta os novos talentos do ano e uma exposição de homenagem, este ano dedicada aos conceituados designers irmãos Bouroullec.



Segue-se o salão propriamente dito, com uma invasão de cores, formas, texturas e estilo,s apresentados por variadas marcas. Umas conhecidas e outras tentando ocupar o seu lugar neste competitivo mundo do Home Fashion, mas todas com uma missão em mente - destacar-se.

No meio de uma imensidão de oferta há uma profusão de escolha, mas essencialmente há um imenso universo de stands a explorar.



O lado "Gama Alta" está sempre presente e muito bem representado pelas marcas mais mediáticas. Assinaturas tão conceituadas como Magis, Knoll, CInna, Arper ou Ligne Roset (para apenas nomear algumas das mais mediáticas) marcam obviamente esta edição.

Mas nem são só marcas de mobiliário que estão presentes nesta feira. Outras, mais reconhecidas por outras passerelles, que souberam explorar o lado Home Fashion, também marcam uma presença importante. Nesta edição destacamos duas: a muito exclusiva Fendi ou a gama da Kenzo Maison.



Mas o aspecto mais interessante deste salão, é a aparição de stands cada vez mais originais, surpreendentes e espectaculares.

Tanto pela escala como pela complexidade das formas e dos diversos sistemas luminosos as marcas apostam as suas principais cartadas para sobreviverem neste competitivo mundo. Mais do que uma feira normal, esta está a tornar-se (também ela à semelhança de muitos outros campos) numa àrea cuja pujança comercial e a concorrência feroz a transforma numa "Feira de Vaidades".



Esta é uma tendência já observada no Salão do Móvel de Milão (o mítico "Salone") e que pelos vistos se está a espalhar a outras capitais e feiras do Design mundiais.

A arte de expor (e vender ...) atinge aqui o seu apogeu ...



Estas feiras são hoje uma oportunidade para os especialistas do espaço, arquitectos e decoradores, designers de interiores e publicitários, para explorarem as suas capacidades nesta arquitectura de marketing e de puro Branding, por um lado muito efémera, mas ao mesmo tempo ... tão divertida!

Os Stands tornam-se Objectos e o diálogo com as peças e o visitante é muito mais rico ... é uma lógica desafiante!



Sobre lançamentos, novas peças ou designs mais arrojados, as imagens falam por si ... mas uma coisa é garantida: este é um mundo cuja criatividade está, obviamente, de boa saúde!

Muitas foram as marcas que apostaram na Maison&Object para lançarem os seus produtos novos, outras reafirmaram alianças com nomes incontronáveis do design mundial, outras ainda surpreenderam pela inovação de ideias originais. De todas, seguramente vamos ouvir falar aqui no ... And This is Reality, mas neste Paris Glam, o assunto é outro: Home Fashion, é o lema deste ano na muito parisiense Maison&Object.



Aqui vos deixo para “voar” à procura de mais e mais nesta cidade repleta de Glam que é Paris.

À bientôt!!!!!

NOVO PARQUE DE SKI DE COPENHAGA






Os famosos e mediáticos arquitectos dinamarqueses BIG acabam de revelar a sua mais recente aventura arquitectónica: o Novo Parque de Ski de Copenhaga.

Para além de ser uma obra arquitectónica de qualidade visível (tal como já nos vêm habituando estes criativos), a grande particularidade desta proposta é transformar uma estação de tratamento de lixos urbanos numa infra-estrutura de entretenimento e de desporto.

Todo o volume por baixo das pistas de ski artificiais que esta nova proposta dos BIG desenhou, é ocupado por uma gigantesca estação de tratamento de lixos. Assim se consegue inovar e recriar em termos conceptuais e arquitectónicos.

Com a fusão de dois tipos de equipamentos urbanos pouco previsíveis de se juntarem, conseguiu-se uma optimização da arquitectura e do urbanismo.

Novas tipologias, quando bem pensadas e concebidas, são uma mais valia para cidades, cidadãos e sociedade em geral.

CONVERSATIONAL CHAIR BY GONÇALO CAMPOS



O designer Gonçalo Campos criou este banco inspirando-se no modelo Allunaggio de Achille Castiglioni de 1966.

Se os pontos fortes do Allunaggio eram três longas pernas a equilibrarem um assento, esta reformulação da peça mantém a mesma ideia mas desta vez as pernas assumem uma nova posição e suportam 3 assentos.

Uma personalização que cria novas formas de interacção entre estes três bancos incorporados num só.

UM SONHO CHAMADO DISNEY DREAM


Nesta semana de Nomeações de Oscars trazemos o mais novo navio de cruzeiros da Disney, o Disney Dream, que acontece nas Bahamas.

Com capacidade para quatro mil passageiros, este novo príncipe dos mares é a combinação perfeita entre luxo, conforto e muita animação. Uma das maiores novidades em relação aos seus antecessores é o facto de ter poder divertir-se numa montanha-russa aquática em alto-mar.

Viajar neste verdadeiro sonho permite-lhe ainda assistir aos musicais da Disney, assistir aos filmes em 3D e desfrutar de videojogos interactivos ou jantar  no restaurante do mestre Ratatui.
Os adultos também não foram esquecidos e têm ao seu dispor refeições gourmet, spa, praia exclusiva na ilha isney, cursos de gastronomia e provas de vinhos.

O Disney Dream terá a sua base nas Bahamas e vai iniciar a sua rota com viagens de três e quatro dias. Diga lá que esta não é a combinação perfeita para umas férias em família …

PEPE JEANS SPRING/SUMMER 2011


Do revivalismo americano à herança dos looks rock’n’roll, a nova linha Primavera/Verão da Pepe Jeans tem tudo para surpreender.

O vestuário masculino assenta sobretudo num regresso ao vestuário de trabalho com jeans e blusões envelhecidos, t-shirts desbotadas misturando tratamentos agressivos com silhuetas inspiradas na cidade de Londres. A colecção feminina marca um regresso ao viajante náutico e caracteriza-se por silhuetas muito femininas e sofisticadas.

Uma colecção vibrante e cheia de surpresas com o selo da Pepe Jeans.

ASTON MARTIN RAPID - UMA AVENTURA EM PORTUGAL - PARTE 3


Dois dias depois de conhecermos a lista de nomeados para os Oscars de 2011, a Aston Martin apresenta-nos a última parte do seu estrondoso filme publicitário.

Desta vez o protagonista, o novíssimo Aston Martin Rapid, circula a grande velocidade pelas belíssimas paisagens da Serra da Arrábida sendo perseguido por um helicóptero. Os outros quatro protagonistas continuam numa luta contra o tempo para desvendar a chave do mistério.

Já nas estreitas ruas da cidade de Lisboa os protagonistas vão ser encurralados. Será o tempo um bom aliado?

MANGO SPRING 2011


A actriz Scarlett Johansson esteve novamente às ordens do fotógrafo Mario Sorrenti para protagonizar a campanha de Primavera 2011 da marca que decorreu em Barcelona.

Esta nova linha da Mango caracteriza-se por uma simplicidade de linhas que nos remete para os inícios dos anos 60 e para o movimento mod. Vestidos com padrões vintage, camisas, pólos e camisolas às riscas que realçam a silhueta com calças cropped e saias evasé são algumas das peças-chave da próxima estação.

Agora só falta mesmo as temperaturas começarem a subir…

ACCORDION CABINET BY ELISA STROZYK & SEBASTIAN NEEB



Este móvel de madeira é uma criação da designer Elisa Strozyk em colaboração com Sebastian Neeb.

Com o formato inspirado num acordeão, o movimento de abrir e fechar o armário sugere a maneira como se toca este instrumento.

Fácil de colocar em qualquer lugar, pela sua leveza e dimensão, dá um toque descontraído às arrumações e umas notas de música a qualquer espaço.

O CENTRO DO NOVO MUNDO POR FRANK GHERY







É a mais recente obra do famoso e mediático arquitecto americano: o New World Center em Miami.

Sede da Orquestra Sinfónica do Novo Mundo, este novo difício que inaufurou esta semana, junta duas valências - academia e complexo de auditórios.

Mas para além da assinatura de renome da obra fazer dela uma obra de romaria cultural, a grande novidade está na sobriedade com que o arquitecto encarou o exterior do edifício.

Longe da profusão de formas esculturais de outros tempos, agora Ghery surpreende tudo com uma geometria limpa e clara para o exterior, deixando a exuberância formal para os interiores. No entanto a relação do transeunte com estas formas iinteriores é clara e directa através da imensa janela de vidro da fachada principal.

É uma forma nova, para um arquitecto que já nos habituou a um estilo tão próprio ... e é bom ver que até as grandes estrelas mudam e evoluem!

OSCARS 2011 - OS NOMEADOS


Ontem foram revelados os nomeados ao prémio máximo do cinema mundial - os Oscars.

Numa cerimónia discreta e breve a actriz Mo’Nique (vencedora do Oscar de Melhor Actriz Secundária do ano passado) e o Presidente da Academia das Ciências e do Cinema Tom Sherak anunciaram os nomeados para todas as categorias dos Oscars 2011.

O grande vencedor desta primeira fase é o filme "The King’s Speech" ("O Discurso do Rei" em Português) com 12 nomeações entre as quais a de melhor filme, de melhor actor principal, melhor actor e actriz secundários e melhor argumento original, entre outros.

Mas a concorrência é forte e segue de perto, nomeadamente o filme o último filme dos irmãos Coen "The Grit", com dez nomeações, o famoso "The Social Network" e (uma das surpresas destas nomeações) "Inception" com oito e "The Fighter" ("O Lutador" em Portugal ou "O Vencedor" no Brasil) com sete.

Todos eles são fortes candidatos, mas nos dez nomeados para o melhor filme há duas surpresas: o muito independente e alternativo (vencedor do grande prémio do Sundance) "Winter Bone"; e o terceiro filme de animação na história da academia a ser nomeado para o grande prémio dos Oscars "Toy Story 3" (antes apenas "A Bela e o Monstro" e "Up" chegaram à grande categoria).

Os ânimos estão a aquecer, as apostas já estão na rua e os estúdios e agentes já estão no terreno a movimentarem-se pelo palmarés principal do cinema mundial.

Até dia 27 de Fevereiro, a emoção vai ser em crescendo. Nós vamos acompanhar a cerimónia em directo ... mas por hoje, aqui ficam os nomeados de todas as categorias.

May the best ones win ...

Melhor Filme - Black Swan | The Fighter | Inception | The Kids Are All Right | The King's Speech | 127 Hours | The Social Network | Toy Story 3 | True Grit | Winter's Bone

Melhor Actor Principal - Javier Bardem em "Biutiful" | Jeff Bridges em "True Grit" | Jesse Eisenberg em "The Social Network" | Colin Firth em "The King's Speech"

Melhor Actor Secundário - Christian Bale em "The Fighter" | John Hawkes em "Winter's Bone" | Jeremy Renner em "The Town" | Mark Ruffalo em "The Kids Are All Right" | Geoffrey Rush em "The King's Speech"

Melhor Actriz Principal - Annette Bening em "The Kids Are All Right" | Nicole Kidman em "Rabbit Hole" | Jennifer Lawrence em "Winter's Bone" | Natalie Portman em "Black Swan" | Michelle Williams em "Blue Valentine"

Melhor Actriz Secundária - Amy Adams em "The Fighter" | Helena Bonham Carter em "The King's Speech" | Melissa Leo em "The Fighter" | Hailee Steinfeld em "True Grit" | Jacki Weaver em "Animal Kingdom"

Melhor Filme de Animação - How to Train Your Dragon | The Illusionist | Toy Story 3

Melhor Direcção Artística - Alice in Wonderland | Harry Potter and the Deathly Hallows Part 1 | Inception | The King's Speech | True Grit

Melhor Fotografia - Black Swan | Inception | The King's Speech | The Social Network | True Grit

Melhor Guarda Roupa - Alice in Wonderland | I Am Love | The King's Speech | The Tempest | True Grit

Melhor Realização - Darren Aronofsky por "Black Swan" | David O. Russell por "The Fighter" | Tom Hooper por "The King's Speech" | David Fincher por "The Social Network" | Joel Coen e Ethan Coen por "True Grit"

Melhor Documentário de Ficção - Exit through the Gift Shop | Gasland | Inside Job | Restrepo | Waste Land

Melhor Curta-Metragem Documental - Killing in the Name | Poster Girl | Strangers No More | Sun Come Up | The Warriors of Qiugang

Melhor Montagem - Black Swan | The Fighter | The King's Speech | 127 Hours | The Social Network

Melhor Filme de Lingua Estrangeira - Biutiful (México) | Dogtooth (Grécia) | In a Better World (Dinamarca) | Incendies (Canadá) | Hors-la-loi (Algéria)

Melhor Caracterização - Barney's Version | The Way Back | The Wolfman

Melhor Banda Sonora Original - How to Train Your Dragon | Inception | The King's Speech | 127 Hours | The Social Network

Melhor Canção Original - Coming Home from Country Strong de "Country Strong" | I See the Light from Tangled de "Tangled" | If I Rise de "127 Hours" | We Belong Together de "Toy Story 3"

Melhor Curta-Metragem de Animação - Day & Night | The Gruffalo | Let's Pollute | The Lost Thing | Madagascar, carnet de voyage (Madagascar, a Journey Diary)

Melhor Documentário de Realidade - The Confession | The Crush | God of Love | Na Wewe | Wish 143

Melhor Montagem Sonora - Inception | Toy Story 3 | Tron: Legacy | True Grit | Unstoppable

Melhor Mistura Sonora - Inception | The King's Speech | Salt | The Social Network | True Grit

Melhores Efeitos Especiais - Alice in Wonderland | Harry Potter and the Deathly Hallows Part 1 | Hereafter | Inception | Iron Man 2

Melhor Guião Adaptado - 127 Hours | The Social Network | Toy Story 3 | True Grit | Winter's Bone

Melhor Guião Original - Another Year | The Fighter | Inception | The Kids Are All Right | The King's Speech

SILVER LAKE BY PATRÍCIA URQUIOLA



A designer Patrícia Urquiola traz-nos a Silver Lake, uma cadeira simétrica de madeira maciça com um assento em espuma que pode ter várias densidades.

Um objecto que contrasta o peso da sua estrutura em bloco com as linhas elegantes das peças únicas que formam os seus braços e pés. A cor clara dá-lhe um ar leve, assim como os traços minimalistas e geométricos.

Firme, elegante e muito decorativa!

UMA CASA DE FOTÓGRAFO POR FERRATER







É um dos nomes maiores da arquitectura espanhola que hoje assina a obra de arquitectura em destaque: Casa de Fotógrafo II.

Carlos Ferrater, um dos nomes mais discretos mas mais consagrados da cena arquitectónica de "nuestros hermanos", em conjunto com Carlos Escura assina esta casa de férias em Costa del Azahar (a Norte de Barcelona).

Cruzando referências da melhor arquitectura modernista catalã, esta casa tem uma forma brutalista a lembrar as famosas obras de José Luis Sert (famoso arquitecto dos anos 1930s) que se combina com as formas abstraccionistas de José Antonio Coderch (famoso pela sua arquitectura abstraccionista dos anos 1950/60s).

Esta mistura estilística surge agora revisitada e actualizada pela mestria de Carlos Ferrater, que reinterpreta estes dois universos tão famosos nas moradias das estâncias balneares do Norte de Barcelona na época dourada do turismo catalão.

Contemporânea e retro-revisitada esta casa é uma excelente obra arquitectónica para recordar a praia nesta época gelada!

DINO ALVES PRIMAVERA/VERÃO 2011


O criador português escolheu as questões de identidade, principalmente no mundo virtual, para se inspirar na linha da linha da próxima estação.

A colecção explora, acima de tudo, a forma e a combinação de cores. Com grande depuração, como se cada silhueta tivesse o carácter e o aspecto visual de um logótipo.

Formas geométricas muito depuradas, evasés, efeito layer, sobreposições de painéis com diferentes níveis. Volumes bidimensionais; silhueta justa e larga na mesma peça, minimal e com contornos muito definidos e uma mistura de cores pálidas com cores fortes; cores de pele, salmão, coral, verdes, azuis, preto, branco, turquesa, verde-pálido, amarelo-pálido, vermelho e laranja.

E você, já pensou em dar a conhecer a sua verdadeira identidade?