Cabelos Tridimensionais, Why Not?

Slash Creative Hair Studio lança colecção "Unshadows"

Zumthor Desenha Nova Ala do LACMA

A tão aguardada obra em Los Angeles

Já pode deliciar-se com um Pizpireto em Lisboa

Os gelados mexicanos chegaram ao restaurante UQ no Hotel Skyna

e-Kick da Peugeot premiada com o Red Dot Product Design

A trottinette sustentável para a cidade foi co-desenvolvida com a Micro

Já conhece os novos paineis da Kinnasand?

Espreite os vários "shields" desenvolvidos pelo atelier Wieki Somers!

ESPECIAL ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | DIA 1


Começa hoje a 1º edição de mais um grande evento dedicado à Moda Nacional e Internacional, organizado pela Associação ModaLisboa em conjinto com a Câmara Municipal de Cascais e o Turismo do Estoril. Esta iniciativa é a promessa de manter um evento deste calibre na cidade de Cascais, após o regresso da ModaLisboa para a capital.

De 30 de Junho a 4 de Julho, o And This is Reality vai trazer aos seus leitores as novidades diárias deste evento, nomeadamente os desfiles que se vão realizar. Não será um directo, já que temos apenas um desfile por dia, mas será concerteza mais uma mostra em primeira mão do que a Moda Nacional e Internacional tem de melhor.


Os próximos 5 dias são dedicados ao Estoril FashionArt Festival que conta também com exposições, desfiles e debates, com nomes criteriosamente convocados das fileiras da Moda, Fotografia, Publishing, Cinema, Video Art, Arte Pública e Food Design.

Cada edição do Festival terá a participação de um país convidado e do contributo do seu universo criativo. Nesta edição inaugural Espanha é uma escolha natural pela relação geográfica, comercial e afectiva, mas também uma escolha urgente pela necessidade de marcar a agenda de Portugal e Espanha com o intercâmbio cultural e artístico entre estes dois países.


Hoje o evento abre com a inauguração da Exposição de Paco Rabanne Designer and Rebel às 19h30, no Museu Condes de Castro Guimarães, onde podemos observar a cumplicidade entre Moda e Sociedade de uma forma que antes não existia. As criações de Paco Rabanne transbordaram para a fotografia e para o cinema, marcando o imaginário visual dessa época. Prova disso são os seus vestidos de plástico e metal que foram usados por Françoise Hardy, Brigitte Bardot e Jane Fonda (em Barbarella).

Amanhã inaugura a Exposição Hombresenfalda na Marina de Cascais e teremos o primeiro desfile às 22h00 também na Marina. O Lab Work in Progress vai mostrar as colecções dos já nossos conhecidos designers de moda aforestdesign, Lara Torres, Vítor, Ricardo Andrez e White Tent, cujas fotos estarão disoníveis aqui logo na sexta feira.

Acompanhe diariamente esta primeira edição do Estoril FashionArt Festival, aproveite para ir ver as exposições ou assistir aos debates e deixe-nos os seus comentários!

60 ANOS DA MINOLTA


A prestigiada e iconográfica marca japonesa de máquinas fotográficas Minolta está de parabéns: a Minolta comemora 60 anos em 2010 de um dos modelos de câmera fotográfica mais iconográfica de todos os tempos - a Minox CLX.

Esta marca que lançou no mercado, no mítico ano de 1950, a primeira máquina fotográfica compacta e de simples utilização e muito pequenas dimensões.

A Minox CLX, volta agora ao mercado numa edição especial comemorativa dos 60 anos da chegada desta máquina ao mercado.

Boa comemoração de um dos aparelhos fotográficos que mais ajudou a democratizar o uso da fotografia.

Amanhã começa a nossa cobertura do Estoril FashionArt festival, e esta nova arte vai ser uma das mais presentes. Não podería ser uma novidade mais pertinente!

Parabéns Minolta ... e Obrigado!

HOSS INTROPIA FAZ MAGIA


A nova colecção Outono-Inverno 2010/2011 Hoss Intropia surpreende pelo dinamismo das formas, com silhuetas drapeadas e envolventes que realçam o lado mais feminino da mulher. Como que se por magia viesse ao de cima o toque boémio e cosmopolita da mulher Hoss.

Os tecidos fluidos e ligeiros dos vestidos deixam-se aquecer por caxemiras e lãs quentes, e entre a diversidade de estampados destacam-se os motivos gráficos e bicolores que reflectem simplicidade e frescura.

Propõem-se peças em lã de algodão com desenhos geométricos para uma alfaiataria jovem e quotidiana. Para a noite, as propostas passam pelos jacquards, sedas devorées e cetins de seda com inspiração oriental.

Esta estação a malha é a protagonista. Desde malhas finas em seda e caxemiras, a lãs extra-finas, lisas e estampadas, com formas sofisticadas e muito elaboradas, às malhas mais grossas para os dias mais frios.

ARNE QUINZE INSTALA-SE À ENTRADA DE ROUEN





Nesta véspera do início de um dos novos festivais de Portugal, que mais aposta em pontes interdisciplinares, como o Estoril FashionArt Festival (ao qual vamos dedicar o blog já desde amanhã até 2ª feira), encontrámos esta nova obra de Arne Quinze às portas da cidade francesa de Rouen.

Conforme se intitula o criativo, esta instalação de design gráfico de ambiente (environmental graphic design, na versão original), vem na sequência da importância que as entradas e as saídas têm na vida urbana contemporânea.

Assim numa ponte de acesso ao centro da cidade de Rouen, Arne Quinze está a construir Camille. Esta arquitectura, ou instalação espacial, assinala de forma extrema e exacerbada o movimento e o caos que os movimentos migratórios causam na vida urbana dos nossos dias. No entanto, este artista, não deixa de lado a poética desse mesmo caos e a sua potencial. A fragilidade, a fluídez, a agressividade, a imaterialidade, a forma disforme ... tudo alegorias de um dos fenómenos mais característicos da vida moderna: sempre em movimento, sempre a entrar ou a sair de algo.

Nesta véspera de um Festival que cruza Moda e Arte, esta é uma excelente obra que cruza Arquitectura e Arte!

ESCOVAS DE DENTES SEMPRE EM PÉ


Imagine que nunca mais tinha de se preocupar com o facto de ter de deitar a sua escova de dentes e com o receio da mesma tocar no lavatório. Com as escovas sempre em pé "Dews" é possível.

Da autoria dos designers da Ryan Harc, estas escovas de dentes são ainda um conceito, mas já foram premiadas com o Red Dot Concept Award.

Com o centro de gravidade alterado já que na ponta do cabo existe um peso, as escovas de dentes são como um "zé sempre em pé". Uma forma mais higiénica de guardar a sua escova, com o melhor do design associado.

INSTALAÇÃO GINÁSIO






Na semana em que estaremos no Estoril FashionArt festival, a testemunhar as pontes entre a Moda e a Arte (começa já na 4ª feira) trazemos aqui um projecto que demonstra a ponte entre a arquitectura e a arte: o SO-IL at P.S.1.

Sendo a arquitectura a Arte que trabalha o espaço, os arquitectos nova-iorquinos da firma Solid Objectives – Idenburg Liu, estenderam esse conceito a um nível surpreendente: no antigo terraço de ginásio do PS1 (Primary School 1 - o novo centro de arte contemporânea do MoMA em Queens), integrado no programa que já tem vários anos dedicado a divulgar oa novos nomes da arquitectura que ocupa todos os verões os terraços, desenharam um ambiente onírico que remete para a memória do ginásio, mas a mistura com arte, fazendo a ponte entre o passado e o presente do espaço.

Espaço con significado, nostalgia espacial, ou poesia arquitectónica, vários foram as qualificações que deram a esta instalação arquitectóica.

É sem dúvida uma obra que faz a ponte entre Arquitectura e Arte.

LUÍS ONOFRE PREPARA-SE PARA O FRIO


Numa altura em que o Verão dá os primeiros passos, já as passerelles de todo o Mundo apresentaram as suas colecções para a próxima estação fria. Esta semana vamos dedicá-la a trazer algumas das tendências que o Outono-Inverno de 2010/11 nos reserva.

Luís Onofre é um designer de Moda bem conhecido pela sua criatividade nos acessórios e nesta sua nova colecção as malas ganham um maior protagonismo, sendo a maior novidade desta época, as de viagem!

Ricamente ornamentadas, com detalhes apurados onde se mistura o prático com o luxo e sumptuosidade. De regresso, estão os materiais nobres, como o croco, pelos e camurças, enriquecidos com cristais Swarovski sob efeitos pied-de-poule.

Destacam-se ainda as botas, modelos de saltos vertiginosos contrastam com botas rasas, num acentuado e requintado look vintage. E na carta de cores, Luís Onofre elege quatro tipos de tons simples, mas eficazes. O bege, castanho, cinzas e pretos, que se unem ao ouro e aço para completar uma imagem sofisticada e extremamente sexy.

UMA GARRAFA LUMINOSA


A criatividade e o engenho do designer britânico Lee Broom fez de decandadores de vinho de crital uma série de candeeiros.

Com elegância, irreverência e muita originalidade, esta série traz um objecto clássico para um novo território - o do design contemporâneo.

Boa visão, excelente capacidade de concretização e qualidade de trabalho ... é este o resultado quando um designer, que combina estes três factores, tem quando trabalha - excelentes peças!

CHILLI QUE REFRESCA


Com a chegada do Verão e do calor chega também a vontade de provar receitas mais leves e frescas acompanhadas de bebidas exóticas e exuberantes. Por estes motivos, o Chili’s acaba de acrescentar ao seu menu cinco novos pratos, novas sobremesas e novas bebidas especialmente pensados para os dias quentes de Verão.

Aproveite a esplanada do Chili’s de Telheiras para se refrescar com uma bebida especial, e se quiser almoçar ou jantar tem entre bifes e saladas, uma variedade de pratos económicos e muito veraneanos para saborear.

Ainda se é fã de futebol, o Chili’s é o local ideal para ver os jogos do mundial. Seis plasmas e uma tela no interior ou se preferir aproveitar o bom tempo também dispõem de uma tela gigante na esplanada. Tudo acompanhado de promoções, ofertas e muita animação!

PRADA - DO DESIGN À ARTE


Tal como ontem anunciámos, neste fim-de-semana dedicado à nova marca de luxo em Portugal, a Prada, hoje vamos trazer aqui as principais obras de arte encomendadas/sponsorizadas pela marca.

Desde 2007 que Miuccia Prada (directora criativa da marca) aposta no cinema e no seu envolvimento com as artes como uma forma de alargar o território da marca. Assim, desde então que a marca constituiu uma fundação que tem encomendado obras a nomes da arte contemporânea, por forma a formar o seu espólio com obras valiosas e únicas.

Esta Fundação Prada, com sede em Milão, terá o seu museu aberto nas comemorações dos 100 anos da marca, em 2013. Com projecto de Rem Koolhas (o arquitecto holandês cujo entendimento conceptual com a marca tem sido constante) esta Fundação pretende-se assumir como principal centro de arte moderna da cidade italiana.



Mas o território artístico onde a marca mais tem apostado é o cinema. Em 2007 Miuccia Prada, juntamente com James Lima (famoso anos mais tarde como criador dos Avatars de James Cameron), produziu uma curta-metragem para apoiar a divulgação da sua colecção Verão 2008 - Trembled Blossoms.

O êxito foi tão grande que não tardou a surgir uma nova animação na estação seguinte. Também sob a batuta de James Lima, o estilo Prada deu uma volta completa, mas a animação voltou a ser uma das peças fundamentais para espalhar o estilo da marca pelos seus clientes e potenciais consumidores.



Foi uma estratégia que se provou correcta e profícua. Desde então a marca, todas as estações tem produzido uma curta-metragem para acompanhar, nos circuitos culturais, a comunicação das suas diferentes propostas de tendência.

Mas a ligação da Prada teve um novo momento alto em 2009 com o projecto Prada transformer (do qual demos aqui notícia na altura). Pela primeira vez uma marca de luxo de dimensão mundial, apostou na capital coreana, para implementar um projecto de impacto artístico mundial.


Projectado por Rem Koolhas ("Who else, when we are talking about Prada?" referiu o CEO da marca, Patrizio Bertelli, na sua passagem por Lisboa), o edifício foi pensado para ter várias funções, mas essencialmente para poder ser rodado tridimensionalmente e como tal adaptar-se a elas.

Primeiro foi uma sala de exposições, depois uma sala de cinema (que albergou um festival de cinema, afirmando definitivamente, se dúvidas houvesse, a ligação da marca à 7ª Arte), em seguida transformou-se numa sala de desfiles (onde a Prada apresentou mundialmente a sua colecção) e no final num local de experimentação, onde alunos de design e arquitectura de Seul puderam experimentar e desenvolver ideias com o starquitecto do projecto.



Mas a ligação da Prada ao cinema continua, conforme o novo filme do realizador chinês Yang Fudong testemunha. Com "First Spring" a marca comunica a colecção masculina que sai agora das lojas - Verão 2010.

A colecção Inverno 2011, já apresentada em passerelle, também tem o seu filme de curta-metragem. Para já aqui ficam alguns dos filmes que esta marca produziu, não só com a vontade de comunicar o seu produto e marca, mas essencialmente de comunicar a sua tendência e território criativo.



Antes da curta de Karl Lagerfeld, antes do pequeno documentário de Heidi Slimane, ou mesmo antes da viragem de carreira de Tom Ford da Moda para o Cinema, já esta marca italiana e Miuccia Prada se dedicavam a cruzar territórios entre a Moda e o Cinema.

Pensamos que numa semana em que inaugura o Estoril FashionArt Festival (onde vamos estar a fazer a cobertura, já a partir de 4ª feira), este é um exemplo e um testemunho importante da forma como a Moda e outras Artes se cruzam e tocam.

Foi um prazer adicional fazer estas pesquisas e mais ainda partilhá-las convosco.

PRADA - DA GALLERIA VITTORIO EMANUELE II À AVENIDA DA LIBERDADE


Uma das mais prestigiadas e mediáticas marcas de luxo do mundo chegou este mês a Lisboa - a Prada.


Fundada em Milão em 1913 por Mario Prada, avô de Miuccia Prada (actual directora criativa da marca), era na altura uma loja exclusiva na prestigiada Galleria Vittorio Emanuele II, que se dedicava a vender carteiras em cabedal, malões, estojos e acessórios de luxo. Ainda parte da história faz parte o ano de 1919, em que esta marca foi nomeada Fornecedora Oficial da Casa Real Italiana, passando a poder integrar o escudo e os nós da Casa de Sabóia no seu logótipo.

Mas a actual etapa global da marca começa apenas no final dos anos 1970s, quando Miuccia Prada e Patrizio Bertelli iniciaram a sua colaboração com a marca, lançando as bases da expansão internacional da marca.


Com um controlo de qualidade intensivo em todo o processo produtivo, desde a escolha dos fornecedores de matérias-primas, até ao ponto de venda, passando pelo design sempre inovador e respeitador de uma tradição estética da marca, baseada na busca de soluções inovadoras para os problemas e objectos do quotidiano (grande perícia de Miuccia Prada), actualmente a Prada é considerada como uma das 100 marcas mais valiosas do Mundo.

Em respeito por um gosto e grande tradição familiar de ligação da família Prada às artes, neste novo milénio a marca expandiu o seu branding a uma nova abordagem às vendas e ao retalho. Conforme refere Rem Koolhas "Luxury is not about shopping".


É no seguimento desta ideia que a marca lança uma nova lógica de retalho - os Epicentros. O primeiro a abrir foi o muito mediatizado Epicentro de Nova Iorque.

Esta loja, projectada pelo famoso arquitecto holandês Rem Koolhas, deu a volta à forma como se compra. A espacialidade da loja foi elevada ao nível mais importante, o produto torna-se uma consequência duma vontade criativa da marca, que se encaixa nesse espaço que vive só por si.


Esta loja, que foi aberta apenas três meses depois do 11 de Setembro de 2003 fez um tal sucesso, que a marca não tardou a contactar os também mediáticos Starquitectos Herzog & De Meuron para projectarem o segundo Epicentro Prada: o de Tóquio.

Depois da abertura nipónica em 2003, em 2004 abre o segundo epicentro em solo americano, o segundo a ser projectado por Rem Koolhas e o terceiro da marca: o Beverly Hills Epicenter.


Três lojas que se tornaram o Epicentro da política comercial da marca. Três magníficas obras de arquitectura (como se vê pelas fotos). Três razões para que a política de ligação da marca às Artes se aprofundasse ... e aprofundou!


Mas dessas novas aventuras falaremos amanhã ... até lá, propomos aos nossos leitores uma visita à nova Prada de Lisboa, e testemunharem parte do que aqui foi dito.

20 - UM MUST SEE NESTE VERÃO LONDRINO


Novamente inspirados pelo Estoril FashionArt Festival (que já aqui referimos antes e onde vamos estar presentes) e, principalmente, na muito aguardada exposição retrospectiva da obra de Paco Rabanne, hoje trazemos aqui esta exposição ultra-sofisticada e també de um criador de moda: a 20

Um dos nomes mais enigmáticos (pois raramente é visto em públcio, e até nos seus desfiles faz gala em não aparecer) e reconhecidamente geniais da moda mundial, Martin Margiela, tem este Verão uma exposição sobre o seu trabalho alargado (na Moda, obviamente, mas também nas Artes Plásticas, no Cinema e no Design).

Patente na londrina Somerset House até 5 de Setembro, esta exposição, produzida pelo prestigiado Museu da Moda de Antuérpia, passa em revista a influência do branco na obra deste genial criador.

Filmes, fotigrafias, instalações, acessórios, roupa ou objectos, todos juntos por dois elementos: a genialidade deste criador flamengo; e o Branco e as suas imensas variações como cor única de toda a exposição.

Genial produção! Excelente curadoria! Um must see deste Verão 2010 definitivamente!

HOOP-LA DE VERÃO DE D&G


A D&G é uma marca exímia em trazer novidades que agradam a diferents bolsos! Estes novos relógios são bem apropriados para o verão, pelo seu design criativo e cores frescas!

A originalidade desta colecção é ideal para dar um estilo diferente ao seu verão, quer no trabalho, na praia ou nas saídas com amigos.

Escolha a sua cor e Hoop-la, entre na moda de D&G!

VILLA FORMEA PELOS ARQUITECTOS ANÓNIMOS





Uma arquitectura proposta para a protecção das ruínas romanas de Belmonte (perto de Castelo Branco), é enigmática e muito original.

Da autoria dos arquitectos portugueses nortenhos Arquitectos Anónimos, este objecto contemporâneo afirma-se como uma entidade autónoma e complementar que se sobrepõe e protege as ruínas da história clássica que fazem de Belmonte um local de turismo cultural.

Curvas pretas tridimensionais, fazem uma cerca e um novo contexto qpara este monumento da história mais clássica deste espólio que se valoriza com esta intervenção de um dos nomes da arquitectura nacionals que mais se tem afirmado nos ultimos tempos.

Minimal de forma barroca, a arquitectura deste jovem gabinete de arquitectura portuense tem dado nas vistas e tem reinventado a imagem da arquitectura portuguesa.

Boas referências arquitectónicas dão aso a novos momentos culturais nacionais na actualidade, que por enquanto ainda não passam de um projecto, mas que a bem da cultura contemporânea portuguesa, se espera que se concretizem.

Este é um excelente encerramento arquitectónico desta semana.

UMA QUESTÃO DE LUZ


Bloom é a nova criação da colecção de candeeiros de Kartell. Este candeeiro suspenso de forma tão elegante é composto por minúsculas flores que criam inúmeros reflexos de luz quando aceso.

Para além do brilho extraordinário, o candeeiro Bloom consegue criar ambientes simples em glamourosos. O seu toque de sofisticação vintage faz-nos ainda relembrar aqueles chapéus elegantes que costumavamos encontrar nos roupeiros das nossas avós.

Mais do que uma questão de luz, é arte refletida em design...

MARTA BRANCO ABRE HOJE A SUA NOVA LOJA


A jovem designer de moda portuguesa Marta Branco, abre hoje a sua nova loja.

Um percurso que nos últimos anos tem tido uma evolução muito positiva em termos de crescimento, chega agora a um novo patamar: depois de um pequeno ponto de venda no Lumiar, abrem-se hoje as portas da sua loja de S. Bento.

Em pleno nº 64 da Rua de Santo Amaro (mesmo junto à esquina com a Rua de São Bento, junto à Casa Museu Amália Rodrigues), hoje, a partir das 17.00 horas da tarde, Lisboa ganha um novo hotspot do estilo.

Um jovem talento da moda nacional, que, cada vez mais, se está a afirmar como um nome a ter em conta no futuro da moda portuguesa.

BANKSYS - UM TEATRO POP UP






Da capital do "Reino de Sua Magestade", trazemos uma das obras arquitectónicas conceptualmente mais inovadoras que temos visto ultimamente: o Banksys Pop Up Theater.

No londrino bairro de Lambeth, mesmo por baixo da conhecida Waterloo Railway Station, numa estação de metro abandonada, o street artist Banksys decidiu, durante uma noite, abrir um Teatro.

O conceito de Pop Up, que até este momento, normalmente se aplicou a intervenções de cariz comercial, agora volta-se para a arquitectura e para os espaços culturais. Numa espécie de Flash (Mob)Architecture, este teatro inova o conceito de Arquitectura Efémera, e consegue catapultar a intervenção artística espacial para uma Arquitectura experimental e quase intervencionista.

O bar do teatro é uma carrinha de gelados antiga e abandonada, o lounge e a sala são mobilados com móveis encontrados nos desperdícios das casas londrinas, a iluminação é feita com lampadas antigas e candeeiros antigos ... tudo é reutilizado e recontextualizado!

Para além do Look Arty dos espaços, o que mais nos captivou foi a originalidade da intervenção arquitectónica e a imensidão de possibilidades que se abrem com este repensar dos conceitos e das ideias estabelecidas.

Muito boa notícia esta para o mundo da arquitectura ... será o nascimento de um novo movimento arquitectónico: a Flash Architecture?

TRANSPORTADORA DE LUXO


Dê ao seu animal de estimação uma forma de ser transportado com luxo, conforto e muito estilo!

Com esta transportadora, cujo design se inspira num atrelado de campismo, vai ser mais fácil tirá-lo de casa.

A “Pet Camper” foi concebida pela Straight Line Designs e é feita de fibra de vidro e alumínio, de forma a permitir um maior conforto ao seu melhor amigo, sem descurar o cuidado com o design.

DEDO NO NARIZ


Dedo no Nariz não é mais do que um grande nome para uma marca de vestuário de miúdos, não acha? Claro está que esta marca francesa também assim o achou quando resolveu criar o mini estilo inspirado no rock n roll!

Para além do "fashionismo" inerente, a marca oferece uma qualidade elevada nos materiais, o que permite um menor desgaste das peças. Para além de prolongar o prazo de vida das mesmas ainda teve em conta um conforto superior!

Em 100% algodão e com os padrões que os pais também usam, não vai faltar vontade de ter o "dedo no nariz"!

HAVAIANAS ONLINE


O Verão começou ontem e a Havaianas lança o seu blogue no mesmo dia: www.havaianas-always-summer.com, para que este "welcome summer" seja perfeito!

A partir de agora, para além de invadir as praias, as avenidas e as esplanadas com as suas Havaianas, os fãs de todo o mundo poderão juntar-se e mergulhar juntos no ambiente de festa à brasileira, através de vídeos, novidades e eventos do blogue.

Depois, durante todo o ano basta um clique e esquecemos o escritório, o metro, os guardas-chuvas e as meias. Um outro clique e acedemos ao bom humor, à alegria de viver, ao céu azul e a todas as últimas novidades da marca!

ÓCULOS DE SOL QUE GRAVAM


A marca internacional Calvin Klein lançou uma ideia deveras original e bem prática! Os seus novos óculos de sol têm nas hastes uma pen USB!

Este tipo de iniciativas são sempre muito bem acolhidas e neste caso está a ser um sucesso. Os óculos existem em 2 modelos distintos de várias cores e custam aproximadamente 169€.

Práticos, com estilo e funcionais, podem ser encontrados nas lojas de "eyewear" que vendem a marca!

CADEIRA OBLÍQUA


O designer coreano Seo Sung-Hyeop, um dos talentos mais jovens do design desta nova potência emergente asiática, apresenta agora o seu novo produto: a Cadeira Oblíqua 01 (OBC 01).

Esta cadeira analiza o sentar humano, repensa sobre o canone clássico modernista da peça tipológica e mítica do design "Cadeira" e reflecte uma postura jovem e desapaixonada e descomplexada sobre o objecto enquanto obra de arte.

Três dimensões profundas que fazem desta simples OBC 01 um item de referência no novo design oriental.

UNIDADE HABITACIONAL DE MARSELHA REVISITADA PELOS IRMÃOS BOUROULLEC






A famosa e muito clássica Unidade Habitacional de Marselha, projectada por Le Corbusier, ainda hoje é habitada, e um dos seus famosos apartamentos (o apartamento 50) acaba de ser totalmente recuperado (arquitectura e mobiliário)pelos seus habitantes e proprietários.

No entanto a recuperação deu lugar a um convite, a um dos maiores nomes da arquitectura mundial do momento, para intervir contemporaneamente sobre uma das obras primas de um dos maiores nomes da arquitectura mundial. Os arquitectos/designers convidados foram os irmãos Ronan e Erwan Bouroullec.

As intervenções/instalações de design destes dois criativos franceses convivem de forma ambigua mas conjugada com o mobiliário desenhado pelos grandes nomes do design modernista Charlotte Perriand e Jean Prouvé.

Uma boa iniciativa para termos a oportunidade de revisitar uma das melhores obras da arquitectura do século XX.