Cabelos Tridimensionais, Why Not?

Slash Creative Hair Studio lança colecção "Unshadows"

Zumthor Desenha Nova Ala do LACMA

A tão aguardada obra em Los Angeles

Já pode deliciar-se com um Pizpireto em Lisboa

Os gelados mexicanos chegaram ao restaurante UQ no Hotel Skyna

e-Kick da Peugeot premiada com o Red Dot Product Design

A trottinette sustentável para a cidade foi co-desenvolvida com a Micro

Já conhece os novos paineis da Kinnasand?

Espreite os vários "shields" desenvolvidos pelo atelier Wieki Somers!

BROOKLIN BRIDGE PARK






O futuro parque da ponte de Brooklyn que terá cerca de 85 hectares, vai prolongar-se por quase 2 quilómetros ao longo do East River, desde o norte da ponte de Manhattan até à Atlantic Avenue.

O parque incluí 6 pontões, cada um com um tamanho aproximado de Bryant Park. O Brooklyn Bridge Park vai transformar este espaço que até agora era subutilizado e inacessível, num local público onde vai poder encontrar muito lazer e descontração nos relvados, praias, restaurantes, parques e zonas de paisagem.

Com esta fabulosa construção vai ser ainda possível ligar os visitantes do mar e do porto de NY de forma extraordinária, através de percursos flutuantes, dos cais de pesca e dos canais. Este projecto é a construção de um parque mais importante em Brooklyn desde que o Prospect Park foi construído há 135 anos atrás.

A construção já começou com o pontão nº1 que está programado abrir no Inverno de 2009.

E nós terminamos aqui o mês de verão, pois a partir de amanhã voltamos às 4 publicações diárias a que o nosso leitor já sente falta!

FUGAS LUSAS GOURMET - O ESPAÇO


Depois de ontem termos aqui apresentado o novo conceito de delicatessens nacionais - o Fugas Lusas de Setúbal - hoje vimos trazer imagens do espaço desta loja/café gourmet.

Com projecto dos jovens arquitectos nacionais do extrastudio (João Caldeira Ferrão e João Costa Ribeiro) este pequeno espaço do nº 5 do Largo Dr. Francisco Soveral em Setúbal, mesmo junto à famosa Av. Luisa Tody, é um excelente oásis para descansar de um passeio pelo centro desta cidade à beira Sado.


Com um cruzamento de elementos decorativos tradicionais (como a perfuração dos tectos falsos com padrões da azulejaria tradicional, ou o revestimento do balção a azulejos tridimensionais) e volumes e formas contemporâneas (como o minimalismo do paralelipípedo do balcão, ou o rasgamento das prateleiras corridas das paredes), o Fugas Lusas é um espaço que traduz os conceitos base do negócio: moderno, inovador de tradição, português e caseiro.


A escala é humana, a cor branca absoluta dá destaque aos produtos expostos ou às antigas cadeiras e mesas que povoam o interior, o generoso rasgamento de fachada para o exterior confere-lhe uma contemporaneidade e uma abertura espacial que transforma o Fugas Lusas num excelente espaço para admirar o centro histórico setubalense.


Um espaço consequente, com qualidade e inovador a merecer uma visita neste final de férias de Verão 2009, para se descobrir o que de melhor Portugal tem para oferecer ... quer ao paladar quer às decorações das casas mais sofisticadas.

FUGAS LUSAS GOURMET - O CONCEITO


No último fim-de-semana das férias de Agosto, mesmo antes de aceleramos o ritmo dos nossos artigos novamente (pois já a partir do dia 1 de Setembro voltaremos aos 4 artigos diários), entendemos que deveríamos dar destaque a um local que enaltece, divulga e demonstra a qualidade da cultura Portuguesa. Assim hoje e amanhã dedicaremos os dois artigos a um autêntico HotSpot.

As lojas de produtos gourmet nacionais ainda não são uma tendência mas já começam a surgir um pouco por todo o Portugal. Normalmente têm como oferta não apenas os excelentes produtos gastronómicos nacionais, mas também projectos de espaço cuidados.


Um excelente exemplo desta nova postura comercial é a Fugas Lusas de Setúbal. Com projecto dos jovens arquitectos nacionais E-Studio - João Caldeira Ferrão e João Costa Ribeiro - este pequeno espaço comercial do Largo Dr. Francisco Soveral (Antigo Largo da Ribeira Velha) oferece um ambiente de qualidade não só para comprar mas também para degustar.

O conceito da loja é novo. Cruza degustação de produtos gourmet tradicionais (desde vinhos a doçaria, passando por refrescos, sandwiches e salgados) com a venda dos mesmos, bem como a venda de produtos de qualidade com uma característica apenas: são todos Made in Portugal.


Inovação, tradição, bom-gosto e descentralização todos juntos neste Fugas Lusas de Setúbal. É para que todos saibam que muito se passa fora das grandes cidades de Lisboa e Porto!

Amanhã voltaremos com imagens do projecto de interiores desta nova delícia da cultura gastronómica, arquitectónica e da produção 100% Made in Portugal.

RYANAIR ANUNCIA BASE NO AEROPORTO DO PORTO


É um tipo de artigo que não costumamos fazer, mas pela relevância que assume no estilo, preços e possibilidades para as viagens dos portugueses, faz sentido!

Mesmo no inicio de um novo período laboral, já no (muito próximo) dia 3 de Setembro, a companhia de aviação Low Cost RyanAir vai fazer do aeroporto Sá Carneiro (no Porto) uma das suas bases na Europa.

O significado desta decisão são não só mais postos de trabalho, mas também (e essencialmente, dizemos nós) mais rotas para mais destinos na Europa a preços bem mais acessíveis e convidativos.

Dusseldorf e Baden Baden (na Alemanha) já são os dois primeiros novos destinos 8com voo directo do Porto) com estreia marcada para dia 27 de Outubro. Mais estão prometidos para os próximos tempos.

Quem ganha com isso? Todos! A companhia porque ganha mais passageiros e assim faz mais dinheiro, os habitantes do Norte de Portugal porque assim ficam com mais voos de acesso a destinos europeus (e consequentemente com mais possibilidades de negócio e de viagens de lazer) e os Galegos, porque o aeroporto de Sá Carneiro é já o seu aeroporto de referência para voos internacionais.

O resto dos portugueses? Também, pois ficam a menos quilómetros de mais voos a preços muito baixos!

Em final de férias estivais e em período pré-férias natalícias ... o nosso estilo e a nossa carteira agradece!

EXPERIMENTA DESIGN 09 - O ANÚNCIO


A contagem decrescente para o maior evento de Design Portugês de 2009 já começou.

A partir desta semana começará a passar nas televisões nacionais e internacionais os anúncios da Experimenta Design 09. Da autoria do designer nacional Hélio Oliveira este anúncio merece todo o destaque pela qualidade e mensagem inovadora que transmite do próprio evento.

Fica assim provado que a qualidade não é necessariamente o apanágio de uma minoria intelectual e que é possível canalizá-la para as massas.

A Experimenta Design 09 está mesmo a chegar ... It's About Time!

"THE SHARD" - O NOVO ELEMENTO NO SKYLINE LONDRINO






A arquitectura mundial não tira férias e hoje trazemos um dos mais importantes projectos da actualidade: The Shard, um complexo imobiliário de apartamentos, escritórios, restaurantes, hotéis e pontos de vista sobre a cidade mais acordada da Europa.

Este novo elemento do skyline Londrino é um dos edifícios mais enigmáticos dos últimos anos, criado pelo arquitecto italiano Renzo Piano, que se inspirou numa cidade vertical construída no céu.

Com data prevista de conclusão para a Primavera de 2012, o "fragmento" (shard) será uma adição nova impressionante para o horizonte de Londres, com vistas panorâmicas sobre toda a cidade, com o dobro da altura oferecida pelo London Eye. Será o edifício mais alto de Londres!

UMA CADEIRA PARA DESCANSAR EM ESTILO


Com o Verão a acabar, todos os momentos de descanso contam. Mas mais do que os momentos é as condições para esse descanso, por isso aqui fica esta sugestão: a Cadeira Isle Loung.

Desenhada pelos designers suecos PID, esta cadeira com forma curvilínea tem uma ergonomia adaptada a quem pretende relaxar em posição semi-deitada.

Minimal, icónica, simples e eficaz, é uma das excelentes novas hipóteses com muito estilo e design que este verão troxe para as lojas de decoração do mundo.

T-SHIRTS DINÂMICAS MADE IN PORTUGAL


Hoje apresentamos as Dynamic Shirts, um conceito bem português de um jovem talento que entende a t-shirt como uma forma de nos expressarmos e de comunicarmos com o mundo, transmitindo sentimentos tão variados como o amor, o humor, a agressividade ou ideologias.

Neste conceito dinâmico made in Portugal é a T-shirt que nos veste! Que nos identifica, personaliza e caracteriza enquanto seres únicos, diferentes e especiais. As colecções estão já à venda, mesmo ainda em número reduzido.

Não perca a oportunidade de mostrar o que sente, com muito estilo e sem complexos! Pode adquirir a sua t-shirt através do site ou nas lojas Station do Almada Forum e do Forum Barreiro, por apenas 29€. Expresse-se no vestir!

AUDI SHARK E AUDI D7 - DOIS CONCEITOS INOVADORES


As grandes marcas internacionais do sector automóvel, atentas às mudanças que estão a ocorrer no mercado mundial, estão a intensificar as pesquisas tecnológicas e de design.

Depois de nesta semana termos trazido aqui o Novo Mini E, agora dedicamos este Domingo à prestigiada Audi. Esta marca alemã já vai no segundo concept car que revela este ano.


No passado mês de Março a Audi revelou o vencedor do Concurso Internacional de Jovens Designers - o Audi Shar. Este concept car da autoria do jovem designer turco Kazim Doku, é (como o próprio o descreve) um carro futurista e impraticável para os tempos que correm.

No entanto o Audi Shark aponta um futuro: Carros sem Rodas. É uma ideia nova que cruza o imaginário das naves espaciais com os carros utilitários. "Darth Vader, your car has arrived" e "This could be the next Batmobile" são as duas frases que sustentam a imagética e o conceito base deste concept car do futuro.


No mês de Maio esta famosa marca germânica volta a surpreender com o Audi D7. Este carro não só inova a aplicação dos conceitos actuais ligados ao mundo automóvel, como também acelera a imagem da marca para outros territórios mais Pop mas sem perder a identidade serena e sólida de carro desportivo que caracteriza a marca.


Duas alternativas, obviamente eléctricas, que apontam caminhos futuros para um dos fabricantes mais marcantes do panorama automobilizado europeu.

NOKIA N SERIES LANÇA GPS PODEROSO




Os telemóveis são cada vez mais um instrumento multi-facetado, com valências e utilidades diversas de comunicar. Entretenimento, organização, trabalho e orientação são os must haves dos telemóveis de hoje em dia.

É a pensar nisso que o gigante Nokia vem agora lançar no mercado um novo software GPS. A grande novidade não passa só pela potência, precisão e facilidade de utilização do sistema, mas sim pela excelente campanha publicitária que serve de base ao seu lançamento.

Concebida pela agência JWT Jakarta, esta campanha publicitária aposta na mistura de três conceitos: Futurismo, Aventura e Exploração.

Pensada para caricaturar situações extremas, esta campanha apresenta o novo software que virá integrado nos novos Nokia NSeries como um instrumento essencial e potente, para os que procuram orientar-se em territórios desconhecidos.

A criatividade fervilhante do Extremo Oriente ao serviço de um dos gigantes mundiais.

HOT EL - UM NOVO CONCEITO


Um novo conceito está a surgir: o Hot el.

Mais do que um Hotel, este novo conceito de local de alojamento aposta não só nos serviços, mas essencialmente nas sensações fortes que causa nos seus clientes. Experiências únicas, irrepetíveis e memoráveis.

O precursor deste novo conceito é o Ocean Hotel em Bognor Regis, West Sussex. Um Hot el de 200 quartos com um SPA e um centro de diversão para crianças, conseguindo assim agradar a toda a família por igual.

Um dos mimos que são proporcionados aos hóspedes mais graúdos deste novo conceito são duches todos forrados a pequenos espelhos com música disco e luzes psicadélicas, de forma a prolongar a diversão e o relaxamento proporcionado no SPA. Para os hóspedes mais miúdos existem quartos decorados e pensados para eles (uma inovação em termos hoteleiros que vem substituir as camas normais ou as camas extra nos quartos dos pais).

Um novo conceito para relaxar, divertir e experimentar novas sensações enquanto se viaja.

U2 BEAUTIFULL DAY - NOVO VIDEO DE PALCO


Não é novidade nenhuma que os bilhetes para a digressão 360º dos U2 esgotaram em menos de uma hora. Também não é novo o tremendo sucesso que a banda irlandesa de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr, fazem em qualquer canto do mundo.

A grande novidade foi a estrutura de palco já aqui apresentada por nós e os efeitos especiais criados para esta digressão. Hoje trazemos outra novidade dos concertos que ainda "giram". O novo video de palco exclusivamente criado para a música "Beautiful Day".

Dinâmico e muito alegre, este fundo proporciona aos espectadores a sensação de "lindo dia" que a música pretende transmitir!

O TOQUE DE PELE DA SILHOUETTE


É normal não gostarmos de usar óculos, até porque nem sempre ficam bem com todas as roupas. As senhoras torcem o nariz, mas os homens também não acham piada por sentirem que lhes quebra o estilo. Foi a pensar nisto que a Silhouette, uma mundialmente reconhecida marca de óculos, lançou estas armações "leathertouch" para que o toque da pele faça a diferença no uso diário.

É o acessório perfeito para o homem sofisticado que aprecia o luxo e o requinte dos materiais. Feitos em titânio de alta tecnologia e disponíveis em 5 cores, os "leathertouch" obedecem aos mais elevados padrões de qualidade, em que o mínimo peso se une ao máximo conforto de quem os usa.

Este luxo no masculino enfatiza a expressão do olhar e realça a personalidade única de cada utilizador. Ver bem não é só um luxo, também tem estilo.

BURNHAM PAVILION DE ZAHA HADID- A OBRA






Já aqui tinhamos mostrado o projecto, no passado mês de Abril. Também já tinhamos aqui revelado o pavilhão Burnham da autoria dos UNStudio. Agora chegou a hora do Burnham Pavilion de Zaha Hadid.

Contruído para comemorar o centenário do Plano de Reconstrução de Chicago (que criou o Millenium Park, onde se encontra este pavilhão) da autoria de Daniel Burnham, que reconstruiu esta meca arquitectónica depois do grande incêndio que destruiu a cidade no início do século XX.

Esta nova obra da arquitecta londrina, com 27m de comprimento por 18m de largura, estará no Millenium Park com uma exposição multimédia dedicada à cidade de Chicago e à sua história até ao final do Verão.

Uma obra toda construída em tecido de tela extensível, que muda de cor constantemente, de acordo com uma iluminação sofisticada e muito arrojada.

Todo o pavilhão muda, como um ente vivo, tal como a metropole americana que homenageia e que comemora.

Chicago comemora, reinventa e projecta com novas tecnologias, a urbe do futuro ... tudo com a marca de estilo da inconfundível Zaha Hadid.

CHRISTIAN LOUBOUTIN "VESTE" MACARONS


Quem é que nunca provou um belo "macaron", uma iguaria maravilhosa da famosa "Pâtisserie de Paris Ladurée"? Estes biscoitinhos são crocantes por fora e macios por dentro com recheios intensos de fazer crescer água na boca só de pensar.

Agora juntaram-se numa parceria com o mago dos sapatos, Christian Louboutin, que "veste" os macarons e cujo resultado é magnífico. Esta especialidade parisiense está a ser vendida em caixinhas estampadas com bolsas e sapatos de Louboutin. São três modelos de caixas e os sabores têm inspiração mediterrânica, com figos e tâmaras.

Se nas suas férias estiver a pensar dar um saltinho a Paris, não deixe de os provar. É um doce do céu!

MINI E - A ECOLOGIA COM ESTILO ELÉCTRICO


Já tinha sido divulgado no Verão passado, mas só agora chega aos Stands de Vendas da marca: o Mini E.

Este charmoso, confortável e potente Mini Eléctrico é a resposta deste clássico remodelado a uma corrente de mercado automóvel que está a fazer com que todas as marcas se voltem para os carros eléctricos como saída ecológica para os clientes mais exigentes.

Mais do que modelos novos, esta marca optou por uma iniciativa que adapta um modelo existente e que é um sucesso de vendas e o transforma para ser mais eco-correcto, sem perder estilo, potência e personalidade.

Uma novidade acabadinha de chegar ao mercado e pronto para invadir as estradas dos locais mais paradisíacos destas férias estivais.

MANGO LADY REBEL


A Mango apresentou em Ibiza no passado dia 12 de Agosto, o seu novo perfume Lady Rebel. Mais de 500 convidados assistiram à festa organizada no Bazaar, um local fantástico recentemente inaugurado em Ibiza. No cocktail e jantar compareceu um conjunto de personalidades da alta sociedade internacional, aristocracia, arte e desporto.

Esta nova fragância da Mango caracteriza-se por ser uma explosão de rebeldia, feminilidade e espontaneidade que tem como notas principais a frescura da menta, a delicadeza das pétalas de rosa e a sensualidade do açúcar de baunilha.

Uma combinação perfeita num evento mágico onde a música e a luz evocaram o espírito rockeiro da nova colecção da Mango, que esta estação irá reflectir claras referências aos anos 80. Cheira bem, cheira a colecção nova, cheira a estilo!

NOVO PARISH ART MUSEUM





Em pleno período estival, o local preferido dos nova-iorquinos (que foi alvo do último Cosmo NY report antes de Agosto) divulgou uma novidade: o tradicional Parish Art Museum vai ter nova casa.

Em pleno South Hampton este muito tradicional museu da história do local, vai passar a ter umas novas instalações com projecto dos muito conhecidos Herzog & De Meuron.

A dupla de arquitectos suíços propõe uma nova casa para a colecção de arte moderna do museu local. Um edifício aparentemente simples, mas que se complexiza pela composição e diálogo espacial dos 28 volumes de duas águas que compõem este novo museu.

Todos interligados, de paredes brancas e duas águas, com aberturas regulares e de dimensões generosas, este novo museu vai ser uma obra de arte em si no meio dos campos cultivados deste retiro de férias da Upper Classe nova-iorquina.

É uma proposta de qualidade de uns arquitectos que já habituaram o mundo a outros grandes momentos de arte arquitectónica.

UMA COZINHA FLUÍDA


Flow é o nome desta cozinha que trazemos hoje aos nossos leitores. Uma cozinha viva onde a natureza e a tecnologia se relacionam de forma quase simbiótica e quer os recursos, quer os alimentos são utilizados e confeccionados de forma eficiente.

Concebida pelos desenhadores John Arndt e Wonhee Jeong, do estúdio Gorm em Oregon, esta cozinha é uma forma de fazer alimentos com o desperdício de outros alimentos e praticamente auto sustentável. Os restos de comida são utilizados como fertilizantes para a terra onde crescem outros alimentos.

Depois de lavada, a loiça é colocada a escorrer e a água é aproveitada para regar os vasos onde foram plantados e fertilizados os outros alimentos. Um dos recipientes de terracota age como um refrigerador, refrigerando o interior enquanto a água evapora através da parede exterior.

Esta cozinha fluída está exposta no Museu Contemporâneo de Craftin, Oregon até dia 31 de Outubro deste ano.

CIDADE JUDICIÁRIA DE BARCELONA





É a mais recente obra de arquitectura do famoso arquitecto David Chperfield: a Ciutat Judiciaria.

Nove gigantescos edifícios organizados num complexo moderno e vanguardista, concentram os principais tribunais civis e criminais da cidade de Barcelona.

As estruturas de justiça da cidade condal estão agora numa casa moderna, com um minimalismo muito grande e uma espacialidade tão ortogonal e simples que torna este mega complexo arquitectónico quase tão abstracto quanto o conceito de justiça em si.

Uma escultura espacial de dimensões imensas é desde o início do mês de Agosto a casa da justiça catalã.

Mais uma obra de referência a surgir na cidade de Barcelona e a reafirmar esta cidade como paragem obrigatória e regular para os amantes da arquitectura contemporânea.

JÓIAS EM FORMA DE SAPATO


O artista Maï Lamore, de origem africana, viveu a sua infância cercado pelo exotismo, pela natureza e pelo luxo. Em adolencente estudo arte em França e no fim dos estudos começou a colaborar como creativo com diversas marcas do mundo da moda.

Ultimamente dedica a maioria de seu tempo à sua verdadeira paixão: os sapatos femininos. Cada sapato é considerado um trabalho de arte delicado, onde o detalhe das pedras preciosas, das sedas e da pele, fazem a diferença nas criações que estão cheias de cor, fantasia e muito luxo.

Estas jóias em forma de sapato podem ser adquiridas pelos mais afortunados ou admiradas pelos apreciadores de arte, na sua loja de Paris, na Rua Parisien Saint Honore Nº217. É o melhor estilo da moda em forma de arte.

"XIXI" ESCORRIDO NA PAREDE


É mundialmente conhecido o péssimo hábito que alguns homens têm em urinar nas paredes e cantos de edifícios. Um "costume" antigo, mal cheiroso e que teima em permanecer ao longo dos tempos, mesmo com todas as inovações em termos de instalações sanitárias públicas.

Assente nesta situação, houve quem tivesse uma ideia que tem dois importantes ingredientes: boa intenção e bom humor. Segundo o site Kapsteur.com, ninguém sabe quem criou este original urinol que foi instalado na parede de um edifício que provavelmente sofria com o mau cheiro deixado pelos mais aflitos.

Com um divertido design de "xixi escorrido na parede", tem boas perspectivas de vir a funcionar, já que é higiénico devido a um sistema de recolha da urina. É uma grande tentativa de combate a quem não tem um "pingo" de respeito pelo próximo, nem pelas construções das cidades. Um verdadeiro amigo do ambiente e da via pública, que nem por isso deixa de ter estilo...

90 ANOS DE BAUHAUS - AS COMEMORAÇÕES


Tal como ontem anunciámos, este ano comemoram-se os 90 anos da fundação de uma das instituições e revoluções culturais mais importantes do século XX: a Bauhaus.

Depois de uma pequena e resumida (e muito particular e sem pretensões de precisão científica) História da Bauhaus, hoje vimos dar conta do programa global das comemorações deste aniversário. Tal como o efeito da sua existência, também as comemorações são a uma grande escala!


Na comemoração dos 90 anos da abertura desta escola alemã, vão ser organizadas exposições em Berlim, Nova Iorque e Tóquio, que vão reflectir o papel e a História destes seis anos que mudaram o século XX (1919 a 1925).

Desde 22 de Julho, até 4 de Outubro, estas três capitais mundiais vão ser o centro de uma comemoração global com uma exposição dividida em três pólos: Bauhaus - A Conceptual Model. Objectos, projectos, maquetes, modelos, pinturas, fotografias ou ilustrações, cartazes ou panfletos serão reunidos numa grande exposição mundial com três salas: o Museu do Design de Berlim, o MoMA e o Museu de Design de Tóquio.


Mas as comemorações não se ficam por aqui. Na própria cidade de Weimar, em Jena (a cidade universitária vizinha) e em Erfurt (a cidade onde em 1926 reabriu a segunda Bauhaus) ciclos de cinema, exposições, conferências, seminários e muitos outros eventos vão pontuar o resto do ano, na comemoração deste marco histórico para a arquitectura e o design mundiais.

Para os peregrinos culturais deste Verão, para os viajantes ocasionais destas paragens, ou apenas para aqueles nossos leitores que gostam de estar bem informados sobre o que acontece de relevo no mundo, aqui fica esta informação e sugestão.