Um Hotel sobre Carris

A Arquitetura móvel no seu melhor

O Encanto das Shetlands

Além da paisagem, a replica de um barco e de uma casa viking em Haroldswick deslumbram-nos

H&M Studio 2017

Winter is Comming ... In Style

Já conhece o Oldrig House?

Mostramos-lhe imagens deste palácio construído sobre as ruínas de um antigo castelo que agora é um hotel de charme.

Uma Vending Diferente

Esta Vending Machine vende camisolas e impermeavéis

A Mística do Lago Ness

Crenças à parte, há coisas que se sentem ...

MADONNA PARA LOUIS VUITTON VERSÃO II


A diva da Pop, imagem oficial da Louis Vuitton desde esta estação, já está a trabalhar na campanha da próxima estação ... com igual glamour e estilo.

As primeiras imagens desta nova campanha da Louis Vuitton, fotografadas pelo fotógrafo fetiche da cantora - Steven Meisel - sob a direcção do criador responsável da marca - Marc Jacobs - , são, de novo, a personificação do novo estilo sumptuoso, fantasioso e mágico que a marca está a assumir.

Um rebranding de uma marca com uma outra marca - Madonna.

Duas excelentes marcas em simbiose, que se potenciam como ícones do estilo contemporâneo!

LICEU D. DINIS NOVO E COM ESTILO






É sempre com grande prazer que trazemos a este blog obras de criadores nacionais. A presença da Moda é mais assídua, por isso quando temos oportunidade de trazer aqui trabalhos de Design ou de Arquitectura ou interiores, o prazer é redobrado. Dar a conhecer o trabalho dos melhores Portugueses, aos nossos leitores nacionais e internacionais é um prazer redobrado.

Hoje a obra que trazemos é do arquitecto português Ricardo Bak Gordon: o Liceu D. Dinis.

Situado em Lisboa, este antigo liceu foi recentemente modernizado por este arquitecto. Esta obra que teve de ser terminada num curtíssimo prazo de seis meses (condicionando assim muitas das soluções arquitectónicas utilizadas), teve como principal objectivo renovar os antigos pavilhões dos anos 1970 e construir um novo edifício que dotasse a escola secundária de infra-estruturas que não estavam previstas nos pavilhões existentes (e para os quais estes também não tinham condições para albergar).

Assim surge esta nova obra de um dos mais discretos, mas eficientes e conceituados (entre os seus pares) arquitectos nacionais.

Ricardo Bak Gordon prova que um programa complexo, com condições orçamentais apertadas e prazos quase impossíveis e ultra condicionadores da criatividade arquitectónica, podem dar bons resultados ... como está à vista (nas fotografias de Leonardo Finotti).

CUVETE PARA GELO PICADO


O início do Verão trouxe-nos água no bico. Mas como sempre, a chuva está só de passagem e não tarda voltam os dias solarengos passados na praia e as noites quentes passadas na rua com os amigos, com a fresquinha caipirinha na mão.

Mas, se vocês estão, como eu, fartos de picar gelo para os cocktails de Verão, então chegou o momento de mudar o protocolo!

Esta é a "C'rush", uma cuvete de gelo em silicone, que após uma hora no congelador fornece "gelo picado" apenas com uma forte torcedela. É um adereço indispensável nas festas caseiras, fruto do Design inovador e dos conceitos revolucionários que a catalã Lékué tem por mérito.

Refresque o seu Verão!

DODGE CHALLENGER VAPOR - UM CARRO QUE É UM AVIÃO


Com a velocidade de um avião, a tecnologia de ponta das melhores aeronaves militares e com o estilo e o design de um carro desportivo de prestígio, surge este Dodge Challenger Vapor.

Fruto de uma parceria entre as Forças Armadas Americanas e a famosa marca de carros desportivos e potentes, este novo objecto de desejo para muitos amantes da adrenalina, tem tudo o que se pode esperar de uma máquina potente. Equipado com motores de avião (modificados, claro), com um design aerodinâmico numa liga de aço especial de forma a ser mais estável, invisível aos radares e silencioso, com uma câmara no tejadilho para detectar movimentos à distância (para ser mais seguro andar a grandes velocidades) e com activação biométrica (via impressão digital) dos circuitos, este bólide tem tudo para agradar aos condutores mais exigentes.

A única coisa que pode desagradar a alguns será o preço ... mas isso, mais zero, menos zero ... será seguramente um detalhe!

MUSEU HERGÉ






Desenhado pelo famoso arquitecto francês Christian de Portzamparc, o novo museu dedicado ao autor do Tintin abriu no inicio deste mês.

Um edifício divertido, iconográfico e com uma estética que transporta para a tridimensionalidade e a espacialidade a estética, o humor e o sentido crítico do autor que homenageia.

Um excelente exercício de espacialidade com estilo, que surpreende pela simbiose com as peças expostas e pelo impacto de espacialidade que dá aos grafismos característicos de Hergé.

Situado em Louvain-la-Neuve, na Bélgica (terra natal do autor) será sem dúvida um destino obrigatório para todos os fãs de Banda Desenhada e para todos os fãs de arquitectura moderna.

CRISTAL NEGRO PLENO DE SOFISTICAÇÃO


Estamos habituados a ver cristal transparente, mas ele pode ser fabricado em várias cores e opacidades.

A cristaleira francesa Lalique, conhecida pelas suas peças muito luxuosas, apresenta-nos a sua mais recente colecção de abordagem mais contemporânea - a "Le Noir Cristal Collection".

Será de edição limitada, e compreende jarras, taças e pequenas esculturas, todas partilhando o material de exigente fabrico que as compõe, o cristal negro. Enigmático e de reflexos estranhos, é assim este cristal.

"FARE MONDI" - 53ª BIENAL DE VENEZA DE ARTE


"Fazer Mundos" é o tema da 53ª Bienal Internacional de Veneza de Arte, aberta na primeira semana de Junho e que vai decorrer até dia 22 de Novembro de 2009. Para os representantes desta mostra, fazer arte é fazer mundos, é criar um tempo e um espaço tão únicos quanto universais.

A imagem que trazemos não é um caso de suicídio ou outro tipo de morte, é arte. Apesar de "assustar" os visitantes, é uma obra que representa apenas o início de um novo começo, para o qual às vezes é preciso um fim.

A Bienal foi aberta ao público com obras de cerca de 90 artistas de 77 países. A maioria dos trabalhos estão reunidos nos pavilhões nacionais do Giardini - o jardim público da cidade, mas muitos também têm lugar em praças e canais venezianos.

Estão presentes todas as formas de arte: escultura, vídeo, fotografia, pintura e desenho, e cada uma delas é como um novo começo, ou seja, um novo mundo. Se pensar numa escapadinha a Veneza, não perca esta mostra cujo bilhete custa entre os 9 e os 20 euros.

EDEN - A MARCA DE ROUPA 100% ORGÂNICA


Um ano após ser criada, a Eden, a primeira marca brasileira 100% orgânica, escolheu a paisagem dos campos de Conchas, a 152 km de S. Paulo, para fotografar o catálogo da colecção de Verão para 2010.

A escolha não foi por acaso. A fábrica da Eden está localizada na cidade onde o sonho de fazer moda 100% orgânica começou. Para o criador da Eden, Jorge Yammine, fotografar o catálogo na pequena cidade do interior, foi uma maneira de comemorar o sucesso da marca e homenagear a cidade.

Fotografado por Gabriel Barros, o catálogo tem a participação dos modelos Luiza Windberg e Dante Tozzeto.Enquanto não fica pronto, vale a pena espreitar e saber um pouco sobre como será o Verão 2010 Eden.

ESPECIAL | FABRICACTION E ZEITGEIST - APRESENTAÇÃO DOS FINALISTAS DO MESTRADO E DA LICENCIATURA EM DESIGN MODA DA FACULDADE DE ARQUITECTURA DE LISBOA


Tal como tínhamos anunciado no passado Domingo, esta quinta-feira teve lugar na Cantina do Pólo Universitário da Universidade Técnica de Lisboa a apresentação dos trabalhos dos alunos finalistas do Mestrado e Licenciatura em Design de Moda da Faculdade de Arquitectura de Lisboa.


Foi uma festa em grande!

Muita gente, vários jornalistas e uma produção de qualidade! Os trabalhos, quer dos mais novos, quer dos mais velhos de grande qualidade criativa, conceptual e impecavelmente executados!


Foi bom ver e perceber que os dois níveis de formação revelam níveis de qualidade e maturidade diferentes. Enquanto os 26 finalistas de licenciatura apresentaram três coordenados cada numa passerelle que centrou as atenções do público, os finalistas do mestrado montaram uma exposição no meio da assistência muito original, que dialogava com o espaço e bastante apelativa.


Foi um início de noite diferente e que mostrou os grandes talentos de moda que aí vêm.

O futuro do estilo nacional ... pela amostra do que se viu ontem ... estará bem e recomenda-se!

PARIS GLAM | " LE GRAND PARI(S)" - CIDADE EVOLUTIVA


Grandioso ...

Todos nós sabemos que a França, sempre teve um certo jeitinho para nos espantar com a apresentação de obras no mínimo grandiosas e originais, com o reconhecido french touch claro, obras que se tornaram emblemáticas e representativas de um País culturalmente marcante.

Seguindo a tradição, e mais precisamente em Paris, um gigantesco projecto se prepara, visando atingir o conceito de cidade evolutiva. Sera sem dúvidas um projecto grandioso, realizado de modo progressivo e que vira mudar muita coisinha na vida dos Parisienses.

Pois é, Paris é uma grande cidade mas não grande o suficiente para responder às demais exigências de uma população crescente e exigente ( 2.181.371 habitantes em 2006, para os mais curiosos ...), que desenvolve novos hábitos de vida e novas necessidades.

Era preciso re-pensar a cidade...


Para os meus caros leitores, apresento um dos maiores concursos de Arquitectura e Urbanismo jamais realizado, com o objectivo de re-inventar uma cidade inteira, neste caso Paris, e como neste vosso report “ParisGlam” é precisamente de Paris que vos falo todos meses, não poderia deixar escapar a oportunidade de vos apresentar este acontecimento deveras impressionante.

Apresento-vos o concurso internacional “ Le Grand Pari(s)”, no qual participaram os 10 maiores Ateliers de Arquitectura do Mundo, com propostas das mais variadas, visando tornar Paris um lugar de vida e de partilha, uma cidade-mundo capaz de dar o exemplo de uma metrópole ecológica e de sustentabilidade, onde culturas e classes sociais diferenciadas poderão apreender o conceito de pensamento territorial.

É compreensível que um projecto desta envergadura ira demorar a ser concretizado e é para compensar esta futura longa espera que uma exposição foi inaugurada na “Cité de l’Architectura et du Patrimoine de Paris”, onde estão apresentados os resultados de 6 meses de estudo e criação , dos 10 Ateliers (Rogers Stirk Harbour & Partners, Atelier Lion, AUC, Atelier Portzamparc, Agencia Grumbach & associados, Nouvel/Duthilleul & Cantal-Dupart, Studio 08, LIN, Atelier Castro Denissof Casi , e MVRDV).

Não vou entrar em detalhes, mas gostaria de vos apresentar alguns desses projectos.

Para começar, o projecto da equipa de Christian de Portzamparc, no qual un sistema de transportes colectivo de estilo monocarril que permitiria fazer as ligações metropolitanas de modo mais rápido e eficiente, e fazendo uso de uma Gare Europeia que garantiria as ligações internacionais.



No caso da equipa dirigida por Jean Nouvel, o objectivo seria de aumentar consideravelmente os espaços verdes, cobrindo as demais vias rápidas e auto-estradas que seccionam a cidade, e de re-utilizar as construções existentes acrescentando terraços, varandas e novos pisos superiores para instalar novas funções.O que nos vem dar uma visão un tanto utópica da cidade.



Quanto à equipa de Castro Denissof, baseado no conceito ecológico de cidade , apresenta-nos um projecto mais próximo da Natureza, no qual ressentimos um certo exagero de elementos vegetais invasores de um espaço que no fundo continua a ser artificial.



Um projecto sem duvidas ambicioso, é o do reconhecido grupo MVRDV, que nos apresenta um conceito de intensificação da cidade existente , uma espécie de síntese optimizada. uma base teórica interessante mas extremamente conceptual, como se metêssemos a cidade num cubo...



A exposição estará patente até ao dia 22 de Novembro deste ano, onde poderão ser observados os 10 projectos maravilha.

Posso afirmar que a população Parisiense espera com impaciência o desenvolvimento de uma nova perspectiva da cidade, mas uma questão se põe ...

Será que este projectos representam uma espreitadela na futura cidade de Paris de 2030 ou sera que o caminho do desenvolvimento nos levará para outras direcções?

De qualquer maneira, aconselho os meus caros leitores à dar uma vista de olhos na informação disponível em vários sites internet dedicados à este concurso.

A bientôt !!

THE KING IS DEAD - LONG LIVE THE KING!


É uma das notícias que não gostamos de trazer aqui ao blog, mas que pela sua importância não podemos deixar de escrever este artigo: Michael Jackson morreu ontem.

O grande ícone da Pop Americana dos anos 1980, que marcou as pistas de dança e os ritmos de uma geração deixou a sua marca na cultura mundial. Genial para uns, polémico para outros, o cantor que trouxe ao mundo músicas tão marcantes como Thriller, Beat It ou Billie Jean, ou que revolucionou o mundo dos videoclips com obras-primas como Thriller, Black or White ou Scream, ou que troxe novos modos de dança ao mundo como o famoso moonwalk.

Foram 50 anos de vida com uma carreira que começou nos idos anos 1970 ainda em jovem com os irmãos e os famosos Jackson 5. Nos anos 1980 começou a sua carreira meteórica que atingiu a estratosfera com o álbum mais vendido da história (com 100 milhões de cópias vendidas até à actualidade).

Foi uma carreira recheada com sucessos (vendeu mais de 750 milhões de discos) e de prémios (ganhou 13 Gramys) que culminou nos últimos anos num decadente e solitário declínio artístico.

Foi unânime a decisão de o coroar o Rei da Pop. Dia 25 de Junho de 2009 desapareceu uma das mais fortes referências culturais do final do século XX na música do Ocidente.

Today the King is Dead - Long Live the King!

DO CHOCALHO AO CANDEEIRO


O designer de Berlim Daniel Lorch criou uma linha de candeeiros de metal partindo de tubos de aço espalmados numa das extremidades - os "X Y and Z".

Para quem já os viu, é inevitável compará-lo à forma dos tradicionais chocalhos pendurados no pescoço de vacas e ovelhas. Mas é o desvio dessa função para a iluminação que reforça a curiosidade e estranheza que estes objectos suscitam.

Ainda mais curiosa é aquela esfera que une o suporte ao quebra-luz: trata-se de uma esfera magnética que serve de articulação entre os dois elementos, apenas unidos pela força magnética. Bastante inteligente!

O MUSEU MAX ERNST






Localizado em plena terra natal do famoso pintor surrealista alemão, Brühl, surgiu na comemoração dos 30 anos da sua morte um museu dedicado à sua obra, que marcou a cultura do século XX.

Com projecto dos reconhecidos SOM, este museu ocupou um pequeno palácio de meados do sec. XIX e transformou-o numa obra arquitectónica serenamente contemporânea e ligeiramente surrealista.

A nova forma arquitectónica surge do interior do edifício como que renascendo como nova alma de um edifício renovado, colocando o significado da forma arquitectónica no topo da hierarquia das prioridades conceptuais.

O contraste entre a delicadeza do edifício antigo e o despojamento e geometrismo abstracto da parte moderna reforçam o impacto e o significado e contraste da intervenção, deixando espaço para que as obras do pintor brilhem e respirem e assumam o protagonismo no museu.

Uma obra que vale a pena visitar per si e pelas obras que encerra.

SWATCH COMBINA COM ARORA


As colaborações estão definitivamente na moda e a verdade é que resultam bem, principalmente porque primam pela diferença e exclusividade. Hoje trazemos uma novidade de uma colaboração, de uma marca que todos conhecemos, a Swatch.

Esta marca internacional de relógios associou-se ao designer de moda indiano Manish Arora, numa colecção que resulta de um trabalho extraordinário onde as cores, as formas e os brilhantes contrastam com a cultura pop, com o humor e a alegria de viver.

Muito fashionista e bem ao preço Swatch! É a exclusividade da moda de pulso acessível a todos...

NOVA CÂMARA MUNICIPAL DE TALIN






É a uma obra que nos chega de um dos países mais a norte da Europa: a nova Câmara Municipal da cidade de Talin.

Este novo projecto surge de um concurso internacional de arquitectura (ganho pelos dinamarqueses BIG) e vai dotar a capital da Estónia de uma obra de arquitectura moderna emblemática e simbólica de uma nova era de modernidade.

Baseada numa morfologia semelhante a cristais de rocha, este novo edifício marca contemporaneamente a paisagem das coberturas da cidade, dialogando em posição, ligeiramente mimética, com as torres e campanários das igrejas antigas que pontuam a capital.

Uma obra sem complexos de se afirmar como símbolo de uma nova centralidade urbana, que servirá de emblema a uma nova fase da cidade como capital da União Europeia e um Município Moderno e do Futuro.

É assim que as cidades avançam, se renovam e avançam.

LACOSTE IBIZA - UNS TÉNIS ELECTRO COOL


É a nova série limitada da famosa e muito clássica Lacoste: os Lacoste Ibiza.

Esta série de ténis (que se integra no rejuvenescimento da marca que se tem dado nos últimos tempos) recupera para os tempos actuais, a loucura, excentricidade e visão futurista cool Anos de Ouro das festas Techno de Ibiza.

Tão charmosos como as famosas festas, estes ténis "80's revival" serão um must wear nos pés mais trendy das festas de praia deste Verão 2009.

BOM GOSTO À MESA


Já lá vai o tempo em que os pratos em que comíamos eram de uma só cor ou, quanto muito, com pequenos desenhos tradicionais. Hoje, há no mercado muitas outras opções, que ajudam a tornar as mesas de refeições em arte efémera.

A iittala, marca finlandesa de serviços de jantar, tem produtos muito criativos e coloridos, sem o semblante pesado e enfadonho do serviço que as avozinhas expõem nos seus louceiros. E para os promover, lança agora uma campanha por todo o Reino Unido, onde alguns cafés e restaurantes tradicionais vão utilizar em exclusivo loiça da marca. A acompanhá-los, há ainda comida típica escandinava.

Porque o que é bom, é para ser usado!

ECRÃN ULTRA WIDE


É a nova peça de culto que a não muito conhecida, mas muito prestigiada, NEC acabou de lançar no mercado americano por uns meros $7.999,00 USD.

Sendo o ecrãn panorâmico mais largo do mercado e com mais actual tecnologia, este panorâmico de 43", vai fazer as maravilhas de muitos computer freaks e de muitos adeptos de filmes em dvd.

o único problema é capaz de ser a quantidade de dólares necessários ... mas com um ecrãn destes ... não se esperaria outra coisa!

TATUAGENS SEM DOR


É verdade que as meias com desenhos já não são uma novidade, mesmo que estejam muito na moda. Mas estas primam pela diferença e chamam muito mais a atenção das clientes por parecerem tatuagens.

Criadas pela marca Tattoo Socks de Gabby e Tal localizada em Tel Aviv, onde se fazem várias peças que imitam tatuagens, estas meias femininas têm os mais variados desenhos e são cheias de estilo e de charme.

Cada par custa entre 13 e 18 dólares e podem ser adquiras online! Não perca a oportunidade de estar na moda com tatuagens sem dor...

PAVILHÃO DE PRAIA





Agora com a romaria em direcção às praias, é pertinente a publicação desta nova obra dos arquitectos nova-iorquinos Moorhead & Moorhead: The Beach Pavillion.

Integrado num condomínio residencial de luxo em Punta del Este, no Uruguai, este pavilhão tem por objectivo dotar a praia privada de uma das casas deste condomínio de uma infra-estrutura espacial junto à praia, com vários serviços de apoio. WC, Cozinha e uma Sala ao ar livre com bastante sombra, são os três espaços que compõem esta obra de conceito original.

A volumetria serena, a utilização de materiais naturais de com tecnologias construtivas antigas, mas de forma contemporânea e a forma como toda a obra dialoga com a paisagem envolvente, fazem dela uma referência.

Simples, eficaz e com um conceito luxuoso este Pavilhão de Praia é uma estrutura arquitectónica que muitos gostariam de ter.