A PENSAR NOS CÃES E NOS GATOS

Descubra a nova coleção do IKEA!

LESS BAIXA IS MORE

Conheça o novo espaço do chefe Castro e Silva!

MALA ORIGAMI DE PELE DE CROCODILO


Hoje é o último dia em que o nosso (vosso) "And This is Reality" se apresenta neste formato e nada melhor que trazer os seus temas preferidos todos inspirados no mesmo estilo, o Origami.

Muito inspirador e muito na moda, o estilo Origami volta surpreender no mundo da moda! Exemplo disso é esta bolsa de mão fabulosa da marca Chloe, feita em pele de crocodilo (que também está imensamente na moda) e dobrada em formas assimétricas, mas que trazem muita harmonia a este acessório.

No dia a dia ou para uma festa, esta bolsa muito fashionista guardará os seus pertencentes mais importantes como outra qualquer, mas com muito mais estilo e sofisticação!

ORIGAMI - UMA ARTE COM LENDA


Mundialmente conhecido como a arte japonesa de dobrar papel, o origami (折り紙) advém da conjugação de ori (dobrar) com kami (papel), que ao juntar se lê "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado às cores ou da mesma cor e vai-se dobrando sem cortar o papel, até se construir uma determinada forma.

No entanto, a cultura do origami japonês não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo ou começando com outras formas de papel que não a quadrada.

A lenda que vive nesta arte segundo a cultura japonêsa diz que aquele que fizer mil origamis terá um desejo realizado. Até hoje não se sabe se houve alguém que realizasse algum pedido, caso contrário não seria uma lenda...

O que definitivamente não é lenda é a renovação e as surpresas que o "And This is Reality" lhe vão trazer a partir de dia 1 de Setembro. Até lá, nós continuamos por cá todos os dias com um tema que será certamente do seu interesse, porque mesmo de férias, o estilo é um mimo diário que não vai querer perder!

DESIGN DESDOBRÁVEL


Já que hoje falamos de Origami, nada melhor que uma cadeira dobrável para a nossa secção de Design.

Esta é a "Stitch Chair", uma das novas cadeiras que engrossaram a colecção da Cappellini, pela mão do designer austríaco Adam Goodrum. A típica forma de cadeira a que estamos habituados esconde no entanto uma prática habilidade: todas aquelas dobradiças permitem que ela se dobre, reduzindo ao mínimo o espaço que ocupa quando não está em uso.

O carácter rude e industrial é suavizado pelas paleta de cores em que é fabricada, podendo adoptar estilos desde o colorido Pop Art até ao Minimalista branco.

Quando convidar alguém para a sua mesa, é caso para dizer "desdobra aí uma cadeira"!

MINAMIHARA 3645 - UMA CASA QUE SE DESDOBROU EM BOM GOSTO






A técnica do Origami, das dobras e desdobras do papel, inspira as mais diferentes áreas do estilo. A arquitectura não é excepção. Porque hoje o nosso tema é o Origami, trazemos-vos uma casa que, inspirada nesta técnica oriental, desdobra superfícies, conceitos e espaços como de papel se tratasse: a Minamihara 3645.

Esta casa, situada em pleno bosque, da autoria da dupla de arquitectos japoneses Yoshiharu Tsukamoto e Momoyo Kaijima, desconstrói o estereótipo de uma casa, quer formal, quer espacialmente.

Quase como uma fantasia a casa é aberta ao meio, revelando o seu interior de formas expressionistas minimais (veja-se a forma da lareira e como ela se relaciona com as escadas laterais para o quarto).

As superfícies, os materiais e os espaços relacionam-se e são trabalhados com uma simplicidade tal cuja complexidade resultante é muito superior à técnica demonstrada.

Tal como o simples facto de dobrar uma folha de papel pode transformar-se num objecto de grande complexidade, também esta arquitectura da simplicidade resulta altamente complexa e expressiva.

A casa Minamihara 3645 é um origami de arquitectura, não literal mas sim conceptual.

TOKIDOKI HELLO KITTY - "ÀS VEZES" HELLO KITTY


Tokidoki para Hello Kitty foi a parceria realizada para interpretar o universo japonês através da famosa gatinha. Tokidoki quer dizer “às vezes” em japonês e foi a palavra escolhida pela designer italiana Simone Legno para a criação de um site pessoal, que funciona igualmente como o seu portfólio.

Em 2003, após uma primeira parceria com a Hard Candy Cosmetics para a criação da marca com o nome Tokidoki, o projecto deu os primeiros passos e não parou mais de crescer. Simone ganhou de imediato um enorme sucesso e hoje, o universo divertido, sexy e sofisticado de Tokidoki está ao alcance de todos.

Agora a Tokidoki também fez a sua interpretação da Hello Kitty, lançando uma nova colecção de produtos e acessórios de moda pelo mundo inteiro. Brevemente, estarão disponíveis em Portugal, em exclusivo nas lojas Sanrio, por isso vá escolhendo o que mais gosta da sua gatinha favorita...

GELADOS À VELA


Estes barquinhos gelados vão fazer as delícias de crianças pequenas e grandes.

Para quem sente saudades dos gelados caseiros que fazia quando era criança, chegaram as formas em forma de veleiro que garantem 6 gelados de uma só vez.

Basta puxar pela imaginação e verter em cada molde gelado de natas caseiro, sumos de fruta ou iogurte e levar algumas horas ao congelador para puder passar a língua por um veleiro colorido e refrescante!

Mais curioso e prático ainda é o casco dos barquinhos, pois serve de apanha pingos, não deixando que as nossas mãos naufraguem em gelado derretido!

E viva o Verão!

LES BAINS DES DOCKS - UM VERDADEIRO LUXO






É a nova obra do vencedor do Pritzker Prize 2008: Les Bains des Docks.

Esta nova obra prima de arquitectura, situada em pleno porto de Le Havre, tem a elegância, sofisticação e unicidade que caracteriza cada obra de Jean Nouvel.

Um SPA em pleno Canal da Mancha, cujo minimalismo, a simplicidade espacial e a serenidade reinam em cada elemento. De formas simples, mas cuja conjugação as tornam complexa, este novo local do luxo francês é mais um monumento à arquitectura deste autor.

A forma como os volumes brancos vão formando e conformando o espaço, e brancura da luz e do espaço e a fluidez com que os espaços e a luz se fundem e se sucedem é o ponto alto deste SPA urbano. A mestria dos volumes, a forma como o elemento da água está presente em toda a arquitectura e a simplicidade extrema de todos os detalhes toram este espaço um momento de relaxe.

O requinte francês, à beira do Canal da Mancha, num dos melhores e mais requintados SPAs do momento ... estamos definitivamente quase em Agosto!

QUADRO ELÉCTRICO


Aquele emaranhado de cabos e carregadores que tem lá ao pé da ficha tripla da sua sala fá-la parecer sempre desarrumada? Que tal se o pudesse emoldurar e transformar em verdadeira arte mural?

Com este dispositivo pode transformar toda a panóplia de transformadores que possui num quadro vivo de leds piscando, cabos escorrendo e gadjets do dia-a-dia a alimentarem-se de energia fresca. As laterais desta moldura de plástico possuem várias tomadas eléctricas, bem mais do que a sua ficha tripla pode oferecer, permitindo carregar simultaneamente os (já) muitos aparelhinhos eléctricos que nos povoam a vida. Sempre que adicionar mais um, o original quadro altera-se - é arte viva!

Esta desconcertante criação vem de Shanghai, do recém nascido estúdio de Design Naolab, e promete revolucionar a ideia que tem de desarrumação e confusão!

NOVO MUSEU BMW ABRE EM ESTUGARDA






É mais uma novidade para um hotspot cultural deste Verão 2008 na Europa: o Museu BMW em Estugarda.

Existindo desde os idos anos 70, o famoso edifício Museum Bowl da autoria do clássico arquitecto Karl Schwanzer, apresenta-se agora com uma nova cara. Tendo sido totalmente remodelado pelos arquitectos alemães do Atelier Brückner, o Museu BMW apresenta agora aos visitantes da sede deste famoso e prestigiado fabricante automóvel alemão, a história da marca e alguns dos seus mais míticos modelos, com novas tecnologias e novas abordagens expositivas e espaciais.

Num ambiente sofisticado e que espelha o posicionamento da marca, os espaços vão-se sucedendo, contando e acompanhando a história da marca. A simbiose que os diferentes modelos das diferentes épocas estabelecem com a modernidade dos espaços, acrescenta um novo nível de interesse e um maior nível de unidade a todo o espaço e projecto do museu.

A globalidade do projecto, a sua espacialidade específica e a relação desta com os diferentes modelos da marca, tornam este museu, num dos melhores museus automóveis de marca que se podem visitar na Europa e no Mundo.

Para quem estiver ou passar por Estugarda ... este é um local a não perder!

ECO-EXÓTICO SOBRE RODAS


Demorou mas chegou: o primeiro carro amigo do ambiente que não se parece com um frigorífico, mas que é muito "cool" e que vai fazer girar muitas cabeças ao passar.

Desenhado e concebido pela Austin e construído pela Ronn Motor, o Escorpião, é um híbrido de hidrogénio com combustível injectado. A sua nova tecnologia transforma água em hidrogénio que é depois injectada no sistema. Esta abordagem permite que o combustível gasto aumente o número de quilómetros a percorrer entre 20 a 40% e reduz as emissões de carbono para quase zero.

O Escorpião sairá da fábrica no início de 2009 e poderá ser seu por apenas 150.000 dólares. Mas enfim... é para o bem do planeta!

MESA PINTADA DE FRESCO


O designer francês John Nouanesing voltou a virar os holofotes mundiais para a sua mais nova criação, a mesa "Paint or Die But Love Me".

Esta sinistra mesa parece um rectângulo recém pintado flutuando no ar, mas observando com mais cuidado, são as gotas de tinta, que se escapam por acção da gravidade, que oferecem o necessário suporte ao conjunto.

A superfície brilhante, de um romântico vermelho vivo, reflecte o entendimento que o designer tem do amor, um desejo ardente que nos invade como tinta fluindo sem controlo.

Se quiser instalar esta mesa na sua casa, talvez seja conveniente proteger o chão com uma boa resma de jornais!

SANDÁLIAS GLADIADOR QUE EMAGRECEM ...


Por muito estranho que possa parecer, é verdade! Estas sandálias Fitflops permitem perder calorias apenas por as calçar e andar com elas.

Normalmente este tipo de artigos não têm estilo ou sofisticação suficientes pelo que ainda antes de sairem do mercado já estão a "morrer". Mas estas sandálias estão bem na moda com o seu design gladiador, em tons branco e dourado e a imitar pele de cobra, que são o grande sucesso no calçado deste Verão.

Numa altura em que o calor já aperta e a praia chama por nós é preciso estar em forma. E para as mais preguiçosas, fica aqui uma dica muito fashionista e cheia de estilo para se perder uns quilinhos!

BANCO FATIADO?


Hoje contemplamos uma excelente peça de Design para desfrutar em ambientes exteriores.

Vindo das terras quentes argentinas, o "Urban Seat" é a última criação do designer Juampi Sammartino e o exercício criativo mais bem conseguido da sua carreira. O volume simples de betão branco é trespassado por dezenas de fatias de madeira dispostas angularmente, assemelhando-se a um fluxo ondulante de material orgânico por entre a rudeza do betão, emergindo finalmente numa pequena floreira.

Parece-nos o banco perfeito para equipar a futura ampliação da Gare do Oriente de Santiago Calatrava, concordam?

VESTIR SEM COMBATER | NOVA COLECÇÃO OUTONO-INVERNO 2008 DE SOPHIE HULME


No início de uma nova semana de trabalho, a que nós chamamos tantas vezes de combate ou luta diária, trazemos aos nossos leitores a nova colecção Outono-Inverno 2008 de Sophie Hulme, inspirada no vestuário militar, mas para mulheres apenas.

Uma integração sofisticada do vestuáro tradicional militar em pequenos garmentos e pormenores de luxo criaram uma colecção de combate para o dia-a-dia de uma mulher chique, mas pronta a "combater".

O resultado está à vista! Casacos, blusões, sacos e chapeús são os principais elementos desta colecção que, juntamente com alguns acessórios típicos do ponto de vista militar, provocam um estilo deveras original, exclusivo e fashionista acima de tudo.

E a "batalha" do dia-a-dia vai começar a correr bem melhor ou pelo menos a vestir-se!

RIBA AWARDS 2008 - OS NOMEADOS






Foram anúnciados na semana passada os nomeados para finalistas do prémio maior da arquitectura em terras de Sua Magestade: os Royal Institute for British Architecture | RIBA Awards.

Os finalistas nomeados são 6 obras de renome espalhadas um pouco por Inglaterra e pela Europa, mas todas da autoria de arquitectos britânicos:

- Accordia, Cambridge | Feilden Clegg Bradley Studios/Alison Brooks Architects (foto 1)
- Amsterdam Bijlmer Arena Station, Amsterdão | Grimshaw/ARCADIS Architecten (foto 2)
- Manchester Civil Justice Centre, Manchester | Denton Corker Marshall (foto 3)
- Nord Park Cable Railway, Áustria | Zaha Hadid Architects (clique aqui para ver o nosso post anterior)
- Royal Festival Hall, Londres | Allies and Morrison (foto 4)
- Westminster Academy at the Naim Dangoor Centre, Londres | Allford Hall Monaghan Morris (foto 5)

O sprint final para o maior prémio britânico de arquitectura começou esta semana e dura até ao mês de Outubro.

A ansiedade ainda tem muito para crescer ...

CRIPTOFONE


O "_____________" (exacto, ainda não tem nome) é um enigmático telefone nada convencional. Sem visor e sem botões, utiliza uma série de pequenos anéis semelhantes aos existentes num criptex de Leonardo da Vinci para ser operado.

Para realizar uma chamada, basta rodar cada uma das secções até que o número pretendido se encontre alinhado na vertical, torcendo por fim o anel superior. Ao receber uma chamada, os anéis auto alinham-se para mostrar quem está do outro lado da linha.

É mais um concept phone que tenta reinventar os paradigmas telefónicos!

ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | AS 50 PROMESSAS DA ARQUITECTURA MUNDIAL - DIA 2


Tal como tinhamos prometido ontem, hoje trazemos as restantes novidades relativas ao tema deste Especial de Fim-de-Semana, que são os 50 jovens arquitectos promissores escolhidos pela Revista Wallpaper, tal como já fez em anos anteriores.

Apesar da Europa se destacar com 31 arquitectos (a grande maioria) de 18 países, é igualmente grandioso o trabalho dos restantes jovens arquitectos dos restantes continentes. Da Ásia e Ocêania os talentos vêem da China, Japão e Austrália com 8 nomeações no total, e em que 5 delas são do Japão daí apresentarmos um trabalho deste país.


Do continente americano foram escolhidas 10 jovens futuras promessas da arquitectura do Canadá, EUA, Chile e México, sendo que só dos EUA foram eleitos 6. De África, a Wallpaper elegeu apenas a África do Sul com 2 jovens talentos cujos trabalhos são de grande qualidade.

No site da Wallpaper criado para a apresentação de cada um destes novos talentos poderão ver os principais trabalhos de cada um dos arquitectos.


Terminamos assim o nosso Especial de Fim-de-Semana que abandonará este formato e reaparecerá em Setembro com muitas novidades, uma "cara nova" e actualidades vindas de fora do país! Não se esqueça que em Agosto iremos publicar um tema por dia, mas sempre com novidades em primeira mão, cheias de estilo como o nosso leitor tanto gosta.

ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | AS 50 PROMESSAS DA ARQUITECTURA MUNDIAL - DIA 1


O nosso especial de fim-de-semana é efectivamente especial, não apenas pelo tema que vamos apresentar aos nossos leitores, mas também porque será o último neste formato aqui no "...And This is Reality".

Durante o mês de Agosto, porque vamos entrar no período de férias, passaremos a apresentar um post por dia, onde vamos continuar a trazer-lhe novidades fresquinhas do mundo da moda, arquitectura, design, tecnologia, música, cinema, etc. E a partir de Setembro, juntamente com a nova imagem do blog, os fins-de-semana terão um novo formato com muitas surpresas que iremos revelar durante o próximo mês.


E agora o nosso tema para este fim-de-semana que nos traz as 50 jovens promessas de arquitectura do mundo em 2008, apresentadas pela revista Wallpaper. Vindos dos 5 continentes, estes jovens arquitectos foram escolhidos entre milhares de candidaturas e eleitos pelos seus trabalhos.

Hoje fazemos apenas referência aos arquitectos europeus escolhidos. De 18 países foram eleitos 31 arquitectos, entre os quais temos 2 portugueses: Pedro Rogado e Pedro Mariguesa, cujos exemplos de trabalhos apresentamos.


De salientar também o conjunto de arquitectos ingleses, já que só deste país foram eleitos 7.

Amanhã trazemos os trabalhos dos restantes países e vamos levantar mais uma pontinha do véu para as grandes surpresas de Setembro. Não percam as nossas novidades, até amanhã!

HE BY MANGO - A COLECÇÃO PARA HOMEM QUE CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ ÀS LOJAS PORTUGUESAS


No início desta semana apresentámos a nova colecção feminina Outono-Inverno da Mango para este ano, com a promessa de uma surpresa, que é a colecção masculina.

Losangos, entrelaçados, quadrados, estruturas tradicionais da lã, riscas, veludo e veludilho enriquecem esta colecção, que apresenta duas linhas: a URBANO, onde se misturam blazers com um tricô mais fino, jeans, sapato plano, écharpe e bolsa grande de pele; e a GREENFOREST em que se dá uma atenção especial aos pormenores em peças exteriores.

A colecção HE - Homini Emerito - expressão latina que significa “homem que desfruta de uma recompensa graças aos seus méritos”, chegou às lojas da marca no passado mês de Março e, desde então, apostou firmemente no público masculino.

No final de Maio, a MANGO inaugurou a sua primeira loja HE em Ancara, e para a próxima estação a colecção masculina chegará às lojas portuguesas de norte a sul do país. Não percam a oportunidade de experimentar o estilo urbano da Mango, agora também para ele...

NEW TATE MODERN - O PROJECTO FOI APRESENTADO





Foi na passada semana semana apresentado em maior detalhe a versão final de um dos mais aguardados museus: a New Tate Modern.

Os Starquitectos suíços Herzog & de Meuron mostraram pela primeira vez e em maior detalhe o projecto que já aqui tínhamos revelado há mais de um ano. A evolução do projecto da TM2 (é assim que é chamada pelos londrinos) é impressionante e não deixa ninguém decepcionado.

Um novo museu vertical de arte moderna, bem ao estilo desta nova corrente de museus que está a surgir no mundo (cujo expoente máximo é o NEW MOMA), mas desta vez em plena capital britânica. Vai ser um autêntico farol de arte moderna feito todo em tijolo perfurado e vidro, com uma forma bem futurista bem ao estilo dos seus autores.

Mais uma peça de arquitectura de referência mundial a surgir na cidade de Londres mesmo a tempo dos próximos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Não admira que a Tate Modern já seja o 3º monumento mais visitado de Londres.

CAFÉ E INTELIGÊNCIA


É a nova linha de cafés de uma marca de cafés americana: Intelligentsia Coffee.

A ideia é divertida, desafiante e bastante original, pois liga o café, um produto exótico e clássico, ao local onde normalmente se bebe, nos cafés que são locais clássicos de convivio da "intelligentsia".

A brincadeira com as palavras, quando é feita de forma inteligente, tem excelentes resultados!

O SOL DEBAIXO DA CAMA


Finalmente nasceu a cama perfeita para dormir o sono dos Deuses.

A "Beam Bead" é uma divinal cama cuja base de suporte, de forma radial, tem incorporada uma fonte de luz, iluminando como o Sol dos nossos desenhos infantis o faria. Os raios de luz dispersam-se pelo quarto criando zonas intrigantes de claro e escuro, oferecendo uma nova textura visual à divisão.

É verdade que acordar a meio da noite nesta cama pode fazê-lo acreditar que foi raptado por extraterrestres, mas a ideia em que ela assenta é radiante!

VALENTIM QUARESMA GANHA PRÉMIO INTERNACIONAL COM A SUA COLECÇÃO DE ACESSÓRIOS


O designer de jóias português Valentim Quaresma, foi destacado com o prémio da Accessories Collection of the Year pela ITS#ACCESSORIES em parceria com a YKK. Valentim recebe um prémio de €10.000, o que permite a criação de uma segunda colecção para a edição ITS#EIGHT.

O trabalho apresentado por Valentim Quaresma é uma fusão de elementos tecnológicos e mecânicos, mas simultaneamente seduzidos pela natureza. Uma colecção coerente com o nome: “Work in Progress”. As peças estão em constante crescimento e mutação, sustentado pela composição mecânica, as jóias têm vida e crescem a seu tempo tal como a Natureza. O contraste entre o passado e o futuro é realçado pelo ar enferrujado, atribuindo à colecção a sensação pós-destrutiva, contrariado com a prata que remete inquestionavelmente para o futuro.

O júri responsável pela selecção dos vencedores da ITS#ACCESSORIES foi composto por Umberto Bortoletto - designer na Ferragamo, Susanne Happle – vencedora da “Accessories Collection of the Year” ITS#SIX e Kei Kagami – designer de moda.

Mais um produto nacional a ser reconhecido internacionalmente!

KIVIK ART CENTER - A ÚLTIMA OBRA DE DAVID CHIPPERFIELD A SER INAUGURADA






Foi inaugurado este domingo: o Kivic Art Center da Suécia.

Da autoria de David Chipperfield esta estrutura temporária de betão branco organiza-se em três espaços distintos: a Caverna, a Torre e o Palco. Estes três espaços têm apenas uma finalidade: dar a conhecer ao visitante novas perspectivas da magnífica envolvente.

Este edifício temporário foi construído em apenas dois meses e vai ser visitável apenas até Setembro.

Depois da Serpentine Gallery de Gehry de Londres, este é mais um espaço cultural temporário cuja única utilidade é existir durante um período curto de tempo.

A moda das estruturas temporárias projectadas por arquitectos famosos está a pegar!